Prefeitura apresenta projeto da nova sede da Associação de Surdos de Chapecó

O projeto da nova sede da Associação de Surdos de Chapecó, que terá ginásio esportivo, cinco salas para atividades, banheiros e churrasqueira, tudo com acessibilidade, foi apresentado hoje na sala de reuniões da Prefeitura. Estiveram presentes o prefeito, João Rodrigues, a primeira dama, Fabiana Matte Rodrigues, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Maurício Lise da Rocha, e a diretoria da Associação de Surdos de Chapecó.

O prefeito disse que a obra terá investimento de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 500 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Júlio Garcia e R$ 700 mil de contrapartida da Prefeitura.

“Apresentamos o projeto, que foi aprovado pela associação e agora vamos encaminhar para licitação. A expectativa é que em 2025 possamos inaugurar o espaço. Enquanto isso vamos ceder um espaço no Terminal Rodoviário para que as atividades não sejam interrompidas enquanto realizamos a obra”, disse o prefeito.

O secretário Maurício Lise da Rocha disse que o prédio terá cerca de mil metros quadrados e será construído no terreno que já é cedido pelo município para a associação.

O presidente da Associação, Ariberto Salvagni, disse que a entidade tem 37 anos e há muito tempo buscava uma estrutura melhor, para ampliar as atividades.

“Não tínhamos uma sede apropriada, nem ginásio. Foi uma luta mas com o apoio da primeira dama vamos ter um espaço para atividades físicas e também para as outras atividades da associação, tanto para os sócios, quanto para os educandos, beneficiando cerca de 200 pessoas”, explicou.

O diretor do Centro de Atendimento Educacional Especializado, Anderson Luchese, disse que a nova estrutura vai atrair mais surdos que não são associados, para que participem das atividades. Ele também pretende trazer a Copa Sulbrasileira de Futsal para Surdos para marcar a inauguração do ginásio.

A notícia da nova sede saiu no dia em que é comemorada a Lei que institui a Língua Brasileira de Sinais, criada há 22 anos.