Seminário sobre Exploração Sexual e Trabalho Infantil aconteceu em Chapecó

Nesta quarta-feira (15) aconteceu em Chapecó o seminário "Exploração Sexual e Trabalho Infantil: Futuro Comprometido! Faça Parar. Denuncie!". Cerca de 150 pessoas participaram da programação que aconteceu no auditório da UCEFF.

O seminário, uma iniciativa do Gapa, Prefeitura de Chapecó - Secretaria da Família e Proteção Social – PETI, do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, teve como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como o trabalho infantil, através da sensibilização e da articulação de diversos setores da sociedade para a efetiva proteção dos direitos infantojuvenis.

Na programação aconteceram palestras sobre: Princípio da Prioridade Absoluta e Normas Específicas Trabalhistas de Proteção à Crianças e Adolescentes com o Dr. Rômulo Tozzo Techio – Juiz da 4ª Vara do Trabalho de Chapecó. Ele abordou temas como os detalhes da Constituição Federal (CF), Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no que tange à proteção contra o trabalho infantil e a exploração sexual e fez diversos esclarecimentos sobre os direitos e mecanismos legais disponíveis às vítimas de violência sexual no âmbito trabalhista.

Outra palestra foi sobre a Sensibilização sobre para o enfrentamento à Exploração Sexual e o Trabalho Infantil com a Psicóloga Beatriz Lazaretti Ramos do CREAS II - Centro de Referência Especializada da Assistência Social. Ela destacou os impactos negativos da exploração sexual e do trabalho infantil no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Também aconteceu durante o seminário, a Apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes explanada pelos membros do Fórum Municipal de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual Infantojuveil e GAPA, Carme Colett e Riccardo Felippini Malacarne. Eles explicaram os detalhes sobre o plano nacional e suas ações para combater a violência contra crianças e adolescentes.

Além disso, também foi apresentado sobre a importância e responsabilidade social na formação e de contratação adolescentes aprendizes em situação de vulnerabilidade social fala feita Maeli Cristina dos Santos Loro - Centro de Integração Empresa - Escola (CIEE), com os cases: Case da Angel Lira sobre a Cota Social de Aprendizes fala feita pela Jucely Kintschner – Gerente de RH da Angel Lira Tecnologia Segurança E Logística Ltda.

As atividades encerram com uma rodada de perguntas, esclarecimentos e socialização das atividades previstas para dia 18 de maio e 12 de junho e acordos para ações futuras.