Aug 11, 2013 6:53:00 PM

Inicia formação para as Olimpíadas de Português 2014

Créditos: Texto: Camila de Almeida. Fotos: Diego de Bastiani/ Divulgação/ PMC

A semana foi de formação para 40 profissionais da educação de 38 municípios do estado de Santa Catarina. A qualificação deu início às atividades de formação do projeto Olimpíadas de Português Escrevendo o Futuro. No total 20 horas de atividades de qualificação foram proporcionadas.

O conteúdo abordou as temáticas que serão desenvolvidas com os alunos de 6ª série do ensino fundamental a 3º ano do ensino médio. De acordo com Grasieli Canelles Bernardi, articuladora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, “o conteúdo trabalha basicamente com os quatro gêneros principais na disciplina de língua portuguesa os quais os alunos desenvolvem para competição, que são poesias, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião”, explica.

Participaram desta primeira formação, articuladores, professores e técnicos de secretarias, a partir de agora esses profissionais multiplicarão as informações para os professores que estão em sala de aula e desenvolverão o projeto em 2014. “Nesta próxima etapa eles estarão desenvolvendo técnicas, ideias, particularidades de como melhor trabalhar esses gêneros textuais com os alunos em sala de aula”, continua a articuladora. “O trabalho com gêneros é uma maneira de desenvolver melhor o ser humano na sociedade, pois desenvolvem uma função social. A partir do momento em que os alunos conseguem desenvolver suas ideias, argumentar, discutir, opinar, contar, expor no papel, eles conseguem melhor se desenvolver enquanto cidadãos”, afirma.

Para a Secretária Municipal de Educação Astrit Tozzo, “o projeto traz conteúdos muito interessantes para serem trabalhados em sala. Não é nada além do que já está inserido no currículo escolar, mas é um material muito rico, diversificado, que incentiva as práticas pedagógicas que ajudarão muito o professor a desenvolver o seu trabalho. Esse contato direto e intenso dos alunos com os gêneros textuais influencia diretamente nas produções de suas próprias autorias”, disse.