Notícias

Feb 14, 2014 4:32:00 PM

Inscrições abertas para o Festival Nacional de Teatro de Chapecó 2014

Créditos: Texto: Elizandra Buss | Fotos: Arquivo/Divulgação/PMC

 
Estão abertas as inscrições para a seleção de Espetáculos para o Festival Nacional de Teatro de Chapecó. Os interessados podem participar nos segmentos teatrais Adulto, Infantil, de Rua, de Bonecos e de Sombras. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura ou via SEDEX, em envelope lacrado, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às19h. O prazo encerra no dia 21 de fevereiro. 
 
O edital visa selecionar até quatro Espetáculos Teatrais propostos por grupos e/ou artistas domiciliados em Chapecó e outros quatros de grupos oriundos de outros Estados do país. A seleção levará em conta três requisitos: a habilitação do projeto com a verificação de todas as informações solicitadas pelo edital; avaliação da Comissão de Seleção com base nos critérios de mérito artístico, qualificação dos artistas e originalidade e ainda pela Análise Documental entrega no ato da inscrição. 
 
Cada proponente poderá inscrever até três espetáculos, podendo ser contemplado com apenas um. Cada peça selecionada poderá se apresentar duas vezes durante a programação do Festival. O local, data e horário das apresentações serão definidos pela organização do evento. 
 
Para participar é preciso preencher alguns requisitos: Para Pessoa Física é necessário ser maior de 18 anos, com comprovada atividade cultural. Para Pessoa Jurídica é necessário comprovar atividade cultural, há no mínimo dois anos. Nos dois casos é preciso estar adimplente com as obrigações fiscais e legais, residentes em todo o território Nacional.
 
Não podem participar funcionários da Prefeitura de Chapecó, lotados ou cedidos a Secretaria de Cultura; espetáculos que já integraram a grade de programação das edições passadas do Festival e nem proponentes que possuam pendências, estejam inadimplentes ou com falta de prestação de contas em contratos e/ou convênios celebrados com a Administração Municipal de Chapecó ou outro órgão público.
 
 
 
O Festival
 
 
O evento está programado para o período de 19 a 24 de maio deste ano. As apresentações estão previstas para ocorrer em quatro espaços diferenciados: no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, no Eco Parque e na Praça Coronel Ernesto Bertaso.
 
 
O Festival foi pensado com a finalidade de possibilitar o intercâmbio cultural e fomentar novas manifestações de arte. A intenção da Secretaria de Cultura é promover a troca de experiências entre artistas e a população, além de contribuir para a difusão das artes cênicas e para a democratização do acesso aos meios culturais. 
 
Uma das razões para a realização de um evento deste porte em Chapecó, de acordo com a Secretária Roselaine Vinhas, é a história relacionada ao teatro e as inúmeras manifestações culturais no município e no Estado. Hoje, são diversos grupos teatrais organizados em Chapecó e com visibilidade expressiva na Região.
 
A expectativa é de reunir mais de mil pessoas durante todo o Festival. “As responsabilidades cresceram, sem deixar de privilegiar os artistas locais e regionais, temos também a grande oportunidade de assistir a espetáculos de outros Estados. O Festival de Teatro de Chapecó - Edição 2014, é nacional e representa um grande presente para a sociedade chapecoense”, destaca. 
Links Relacionados