Turismo

Conheça os principais pontos turísticos de Chapecó:


  • Aeroporto Serafim Enoss Bertaso

    Oferece voos diários para diversas partes do país. Dispõe de salas de embarque e desembarque com box para check-in, sala vip, raio-X, esteira para bagagem, equipamentos de segurança VOR, DME e balizamento diurno e noturno com rádio farol, lanchonete, estacionamento, guichês das companhias aéreas, locadoras de veículos e quiosque com artesanato local.
    Informações: 3322 1034
    E-mail: aeroporto@chapeco.sc.gov.br

  • Balneário de Águas Termais

    O balneário oferece aos turistas e associados, água quente natural mineral e sulfurosa com temperatura de 43º C. Como infraestrutura, o balneário conta com um conjunto de 05 piscinas com água quente mineral e sulfurosa, play-ground infantil aquático, conjunto de tobogãs, parquinho infantil, área de camping, parque de churrasqueiras, restaurante, canchas, quadras poliesportivas, lago para pesca artesanal, recanto ecológico com pista para caminhada, área arborizada para lazer e estacionamento. O balneário localiza-se no Distrito de Marechal Bormann, distante 12 km do centro de Chapecó.
    Informações 3329-7010.
    Site www.clubeestanciadasaguas.com.br

  • Capela São Carlos - Colônia Bacia

    A comunidade de Colônia Bacia teve seu início em 1947 com a chegada dos primeiros colonos, procedentes do Estado do Rio Grande do Sul, sendo a maioria de origem italiana e praticante da religião católica.

    Surgiu a idéia de dar um nome a esta comunidade e, por sugestão do então Frei Liberato, passou a chamar-se Colônia Bacia, devido ao seu relevo. Com o passar dos tempos sentiram a necessidade de construir uma capela para celebrar suas orações. O grande incentivador para construção da capela foi Frei João Vianey Erdrich, que na década de 1950 propôs a construção de outras 16 capelas com o mesmo modelo arquitetônico, em estilo franciscana, edificada em madeira e telhas de zinco.

    No ano 2000 a Igreja foi recuperada, como forma de manter e valorizar a história e a cultura.

  • Casa do Artesão

    Local oferece mais de 40 produtos artesanais entre tapeçaria, roupas, bolsas, cartões postais, etc, para os visitantes levarem uma lembrança de Chapecó.

    As peças são confeccionadas no local, o qual é coordenado pela Associação de Artesãos Sorrindo para a Vida.

    Atendimento: 13:30 às 17:30.

    Localizada na Rua Porto Alegre, esquina com a Rua Benjamin Constant, na área central de Chapecó

    Tel.:(49) 3323 9956

  • Catedral Santo Antonio

    Localizada no centro da cidade, foi inaugurada em 08/12/1956, possuindo 02 torres com 40 metros de altura. O projeto é do arquiteto Cristiano Betamin. Vista do alto a Catedral possui formato de cruz. O horário de visitação é das 09:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas de segunda à sexta-feira. Aos sábados, das 8:30 minutos às 11:00 horas. Atrás da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde diariamente inúmeras pessoas fazem orações. Fone: (49)3322-2278.www.catedralchapeco.org.br

  • Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes

    Com localização privilegiada e área de 12.920 m², pode realizar diferentes eventos simultaneamente com conforto e segurança ao público.Além dos quatro auditórios, conta com salão nobre para 2.000 pessoas, cafeteria e estacionamento.O teatro tem capacidade para 1.000 pessoas. essa estrutura proporciona ao público visitante muito lazer, entretenimento, cultura e bons negócios.Informação: 3319 1000E-mail: cce@chapeco.sc.gov.br

  • Centro Público de Economia Solidária

    Espaço que reune entidades ligadas ao artesanato. Oferecem produtos artesanais da cultura regional

    Atendimento de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h30m às 17h30m.

    Localizado junto ao Mercado Público Regional Rua Nereu Ramos, s/n – Bairro Passo dos Fortes.

    Informações: 49 3331-4831

  • Ecoparque

    Localizado na Avenida Getúlio Vargas em frente ao 2º BPM, o Ecoparque possui área verde com árvores nativas e eucaliptos, lago com ponte, três trilhas para caminhada, áreas de convivência, playground, banheiros e academia ao ar livre. Aberto diariamente das 06:00 às 21:00 horas.

  • Feirinha do Calçadão - Artesanato Chapecoense

    Um passeio por um ambiente acolhedor, com artesãs que retratam com muita alegria as cores de nossa cidade. Aos sábados o passeio fica ainda melhor com a Feirinha do Calçadão que acontece na Rua Benjamin Constant - no Calçadão de Chapecó. Em média 12 barracas estão sempre no local, das 07h às 18:30h. Artesanatos que remetem à cultura local incentivados pelo projeto Artesanato na Palma da Mão, apresentam belíssimos trabalhos em crochê, tricô e patchwork, além de produtos reciclados, educativos, colchinhas da vovó e marcenaria. Venha conhecer o artesanato Chapecoense, com certeza você vai levar uma boa lembrança de nossa cidade.
    Feira de artesanato no Calçadão
    Dia: Sábado
    Horário: 07:30h às 18:30h
    Contato para a Feira: SEASC (49)3319-1213 / CPES: (49)2049-9261.

  • Galeria Dalme Marie Grando Rauen

    Localiza-se na Praça Coronel Bertaso, em sala com atendimento monitorado em horário comercial. Neste espaço, regularmente, artistas locais e visitantes expõem suas obras.
    A Galeria Municipal de Artes foi criada em 2002 homenageando a artista chapecoense Dalme Marie Grando Rauen e visa difundir e fomentar as artes visuais.
    Informações: (49)3321-8553.

  • Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês

    Desde a sua abertura, em 2012, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, a Galeria Municipal de Arte vem sendo utilizada como espaço para exposições e difusão das artes visuais – tornando-se referência em Santa Catarina.Esse ambiente visa divulgar e integrar as Artes Visuais ao cotidiano da cidade, promovendo eventos que valorizem o espaço e divulguem a arte através de exposições municipais, estaduais e nacionais. Espaço expográfico dedicado às artes com abrangência nacional.A participação pode ser efetiva através de edital ou parceria via SECUL com outras instituições. A SECUL oferece montagem, monitoramento, convite impresso e divulgação.Horário de visitação: 13h00 às 19h00Informações e Agendamento: 3319 1009

  • Gruta de Sede Figueira

    Localizada no Distrito de Sede Figueira, a 1.000 metros da BR-282, o local é composto por 03 grutas que se formaram na rocha e 01 cachoeira com aproximadamente 8 metros de queda d’água.

    A capela de Nossa Senhora de Lourdes fica em frente a uma das grutas, onde anualmente, no mês de Dezembro, realiza-se Romaria Penitencial para a Santa, contando com a participação de cerca de 5.000 pessoas.

    Em meio a mata nativa há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com 15 esculturas em pedra de arenito, de 1,00 metro de altura X 0,80 cm de largura, simbolizando cada um dos mistérios. As obras foram confeccionadas pelo artista chapecoense Cyro Sosnoski

  • Memorial Paulo de Siqueira

    Ocupando a base do Monumento “O Desbravador”, mostra algumas das inúmeras obras do artista plástico, pintor, escultor, paisagista e ceramista Paulo Batista de Siqueira. Seu acervo é relativamente reduzido se comparado a totalidade da gigantesca obra do autor. São encontradas, também, fotos e informações sobre parte da obra do artista, espalhadas pelos três estados do sul do país, bem como, na Argentina e Paraguai. Informações (49)3319-1010.

  • Mercado Público Regional

    Espaço com box individual dos municípios da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina  - , praça de alimentação, palco para apresentações culturais; venda de produtos da agricultura familiar, peixes e artesanatos; auditório para 60 pessoas, salas de reuniões entre outros serviços.

    Esquina das ruas Presidente Kennedy e Nereu Ramos, 1750-E, Bairro Passo dos Fortes.

    Informações: (49) 3331-3314.

  • Mirante da Ferradura

    A estrada de acesso às comunidades de Alto Capinzal e São José do Capinzal caracteriza-se pela paisagem rústica, exuberante, que nos leva por caminhos que serpenteiam as curvas do Rio Uruguai, onde tem-se a impressão de estar em um local mágico que vivenciou parte da história dos primeiros moradores de Chapecó, dos balseiros, do ciclo da madeira. Descendo pela estrada de chão encontra-se um refúgio onde o turista pode observar e apreciar a beleza do Vale. Dependendo do clima e horário, poderá ver os primeiros raios de sol nascendo em meio a névoa que paira sobre as águas e que mais parece um algodão envolvendo todo o Vale.

  • Monumento O Desbravador

    Situado no perímetro urbano, foi inaugurado em 25 de Agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o Município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, um louro simbolizando a conquista e a vitória.
    O monumento possui 14 metros de altura, 5,70 metros de largura e pesa 09 toneladas. A obra é um cartão de visitas e ponto de identificação da cidade.
    Na base do monumento está o Memorial Paulo de Siqueira.
    Informações (49) 3319-1010

  • Museu da Colonização de Chapecó

    É um espaço museal de significativa importância, pois resgata, preserva e salvaguarda o processo de colonização de Chapecó, a história de seus agentes desbravadores e visionários, assim como seus saberes e fazeres que, em tão pouco tempo, transformam o município de Chapecó, numa referencia de progresso e desenvolvimento.
    O Museu da Colonização é um espaço de memórias, de relacionamentos e de interação.
    Localizado junto ao Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves - Pq. da Efapi
    Informações - 3319-1010/ 3321-8593.

  • Museu da Cultura Italiana

    Localizado na Comunidade da Colônia Cella, o espaço conserva parte da história da imigração italiana, com cerca de 300 peças, na maioria instrumentos de trabalho na agricultura, utilizadas pelos moradores no início do século XX.
    Visitas devem ser agendadas pelo telefone 49 3328 0166 ou 9962 8088 com Mari

  • Museu de História e Arte de Chapecó/Prédio Histórico da Prefeitura

    Localizado na Av. Getúlio Vargas, centro da cidade, o prédio teve sua construção iniciada em 1944 na administração do Prefeito Serafim Enoss Bertaso. Foram concluídos o fundamento e os alicerces. Em 1947, o Prefeito Vicente Cunha deu continuidade à construção e concluiu o prédio, inaugurado no dia 09/07/1950. A arquitetura em voga na década de 50, em estilo “Getulista”, tem como característica as fundações em pedra, construção em alvenaria sem pilares nem vigas, de tijolo maciço, pintura nas paredes em escaiola (técnica que imita o mármore, realizada a base de desempeno e bico de pena) e aberturas em madeira. Seus alpendres estão voltados para a Av. Getúlio Vargas. Nesse local perfilavam-se as autoridades para discursos e atos cívicos.O local abriga o Museu de História e Arte de Chapecó – MHAC e Museu Selistre de Campos com acervo Arqueológico e Etnológico.
    Horário: 13h00 às 19h00, com monitoria a cada 30 minutos.
    Informações - 3319-1010/ 3321-8593.

  • Museu Tropeiro Velho

    Localizado na Linha Boa Vista, na propriedade da Família Fonseca, possui inúmeras peças que retratam a vida dos antigos moradores de Chapecó e do jeito tropeiro de viver.
    A propriedade oferece também, área de lazer, camping, lanchonete, além de almoço ou lanche com produtos agroecológicos.
    As visitas devem ser agendadas pelo fone (49) 3330 0036 ou 9107-5210.

  • Náutica Faé

    Empreendimento localizado as margens do Rio Uruguai, no Distrito de Goio-En, disponibiliza aos seus visitantes,serviço de marina,prainha,lanchonete. Destaque especial para a Tirolesa Interestadual de 1.300 metros que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina, atravessando o Rio Uruguai. Informações (49) 8802 1744 / 3322 3889 ramal 21

  • Parque das Palmeiras

    Área arborizada com 14 mil m2 iluminada. Possui churrasqueiras, sanitários, parque infantil com 520 m2, pista para caminhada, estacionamento. Local agradável localizado no Bairro Parque das Palmeiras, distante cerca de 05 km do centro da cidade.

  • Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves - Pq. da Efapi

    Local com 210 mil m², possui numerosas edificações que permitem a realização dos mais diversos eventos tais como feiras, exposições, shows, rodeios, leilões.
    Destaque especial para a EFAPI - feira multissetorial - com público de 648 mil visitantes em sua última edição e a Mercoagro - Feira Internacional de Carnes.
    Informações: (49) 3329 9494

  • Parque Palmital

    Possui churrasqueiras, mesas, playground, quadra de esportes e área arborizada com espécies nativas, proporcionando um ambiente agradável para caminhadas.

    Escultura representa Sr. Angelo Sartori, pioneiro da região,  e a locomotiva a vapor utilizada no corte da madeira.

    Rua Olinda s/n no Bairro Palmital

    Distante cerca de 04 km do centro.

  • Praça Coronel Bertaso

    Localizada no centro da cidade, a Praça Coronel Bertaso é um espaço agradável que contempla história, cultura, lazer e descanso. Ao mesmo tempo em que conta a história do ciclo da madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950, através de um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico com cerca de 200 m2, oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água. Na fonte luminosa há uma escultura abstrata em metal feita pelo artista plástico Xyko Bracht. Dispõe ainda, de galeria de artes.

  • Rota Italiana

    A Rota Italiana é uma atividade desenvolvida pela Prefeitura de Chapecó e as Comunidades da Rota Italiana com o objetivo de aproximar os moradores à história, a cultura e aos encantos naturais do nosso município.O Roteiro proporciona o contato com a cultura italiana através da observação da arquitetura e de peças do cotidiano dos imigrantes que aqui chegaram.A natureza esta presente no roteiro através da visita a Gruta da Sede Figueira local que preserva espécies nativas da flora, apresenta cachoeira de águas límpidas e grutas profundas que instigam a curiosidade do visitante.A agroindústria contextualiza a atividade econômica do meio rural e proporciona experimentar os sabores típicos da etnia.É nesse intuito que convidamos para essa visita.....Informações: 3321 8411

  • Terminal Rodoviário Raul Bartolomei

    Espaço com 5.500 m² de área construída. Disponibiliza 21 boxes para ônibus, guichês para venda de passagens, lanchonete, banca de revistas, loja de souvenires, banheiros, estacionamento e ponto de táxi.
    Informações: (49) 3323 2390
    Destaca-se a presença do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - CEOM, no segundo piso.
    Informações: (49)3323 4779.

  • Trilha do Pitoco

    Localizada na Linha Alto Capinzal/Distrito de Goio-en, 28 km distante do centro da cidade de Chapecó, a Trilha do Pitoco faz parte do atrativo natural composto por bela paisagem e 05 cachoeiras, que variam entre 08 e 45 metros de queda d’água. Já na primeira cachoeira há uma piscina natural com águas límpidas, próprias para banho. São percorridos cerca de 3 km de trilha (ida e volta) com destino a um verdadeiro recanto ecológico.
    O nome da trilha deve-se ao fato de que o cachorrinho “Pitoco”, pertencente a Família do Sr. Gumercindo, conhecia muito bem o caminho e recebia os turistas.
    Propriedade particular.
    Informações 8805-2489 / 3319-9205.

  • Vale do Rio Uruguai

    Na descida da serra da SC-480, com ótima vista para o Rio Uruguai e ponte de divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, o Vale do Rio Uruguai, no Distrito de Goio-En, proporciona bela paisagem que pode ser vista ao longo da serra ou pelo mirante, que fica aproximadamente 15 km do centro da cidade. É possível degustar a gastronomia local nos diversos estabelecimentos pelo trajeto. Acerca do km 17 é possível se aventurar numa tirolesa de 400m com visão ímpar do vale.

Links Relacionados