Chapecó enfrenta Ciudad Ojeda – Zulia no Dia do Desafio

Chapecó – Santa Catarina – Brasil, enfrentará no Dia do Desafio 2017 a Ciudad Ojeda – Zulia – Venezuela, ambas com cerca de 200 mil habitantes. O Dia do Desafio acontecerá no dia 31 de maio (quarta-feira) é um evento mundial que visa o incentivo a prática regular de atividades físicas. O tema deste ano é: “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Nesse dia as pessoas são convidadas a parar por pelos menos 15 minutos para praticar alguma atividade física. Vale caminhar, pedalar, correr e até subir escadas. Em Chapecó, a programação é organizada pelo SESC e Prefeitura de Chapecó.

Pré-evento

No dia 22 de maio, (segunda-feira) haverá um pré-evento de lançamento do Dia do Desafio. Será às 08h30, no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes, na sala Sala Agostinho Duarte. As inscrições são gratuitas e limitadas, devem ser realizadas através do e-mail cristianepiva@sesc-sc.com.br com as seguintes informações: Nome completo, telefone e e-mail. A ex-jogadora de vôlei brasileira, Ana Beatriz Moser, participa de um bate-papo. Ana Moser é considerada uma das maiores atacantes da história do esporte no país e medalhista olímpica de bronze em Atlanta em 1996. Ana também desenvolve um trabalho de inclusão social no Instituto Esporte e Educação criado por ela em 2001.

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All). No Brasil é coordenado pelo SESC em parceria com as Prefeituras e diversos agentes mobilizadores. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou pelo SESC/SP em 1995 (e em Santa Catarina, em 1997, com envolvimento de 3 cidades).

No Dia do Desafio as pessoas participam de uma competição esportiva amigável entre cidades, com foco na vida ativa e adoção de hábitos saudáveis. Vencerá o município que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. Chapecó enfrentará a Ciudad Ojeda – Zulia em 2017 e já começa a organizar as atividades para movimentar o dia. A premiação é simbólica, pois a competição busca estimular estilo de vida saudável.