Projeto Receitas de Família realiza primeira eliminatória

Filé de peixe, com purê e rúcula. Essa foi a receita vitoriosa da primeira eliminatória do projeto Receitas de Família. A autora da receita, Taina Meneguini é do Grupo de Mulheres da Linha Caravágio e concorreu com outras quatro mulheres representantes de grupos de mulheres do CRAS Líder. Na casa de Taina o prato é tradição já que a família adora. A receita que leva peixe, mandioca, rúcula, molho de tomate, foi ensinada pela mãe de Tania.

As outras participantes foram Cerlei Favaretti do Grupo de Mulheres Voluntárias da Alegria da Vila Militar que fez a receita ‘Bolo de Limão’; Terezinha Bedin Gonçalvez do Grupo de Mulheres do bairro Santa Barbara que fez a receita ‘Bolinho da Nona’; Catia Salete B. Machado do Grupo de Mulheres do Santa Luzia que fez a receita ‘Walffle tradicional doce’; Celia Lucattel do Grupo de Mulheres da Melhor Idade da Igreja Quadrangular que fez a receita ‘Bolo de Areia’. O júri que avaliou os pratos contou com a participação da nutricionista Ana Paula Pasa; pela primeira dama do município Lucia Buligon e a jornalista Fernanda Moro.

De acordo com a Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, o projeto Receita de Famílias é importante para compartilhar e aproximar as mulheres, através dos encontro. “Fiquei impressionada com a organização e engajamento das mulheres. Mais importante do que a competição pela melhor receita, é encontrar amigas e ter um momento diferente”, comentou. A primeira dama de Chapecó, Lucia Buligon, enfatizou que o projeto Receitas de Família é especial pois resgata as receitas e a união das famílias, que muitas vezes ficam esquecidas ao longo do tempo. “Em casa, a comida faz muito mais do que alimentar traz aproximação e carinho”, esclareceu.

Receitas de família

Um evento para resgatar emoções, memórias afetivas e laços familiares, com o objetivo de valorizar alimentos simples, mas nobres e que fazem parte da mesa de todos, resgatar receitas de família e envolver a comunidade, assim é o projeto “Receitas de Família”, organizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. As eliminatórias serão realizadas nos 66 grupos de mulheres dos bairros que irão escolher uma receita para concorrer nas eliminatórias realizadas nos 07 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Durante a programação que acontece de maio a agosto, acontecerão eliminatórias para escolha das receitas. A grande final acontecerá em agosto.

As receitas produzidas pelas mulheres dos CRAS podem ser doces ou salgadas e serão avaliadas e julgadas por um grupo de jurados. Nas eliminatórias por região serão 03 jurados, e na grande final 05. As receitas executadas nessas eliminatórias sairá uma receita vencedora de cada etapa para participar da grande final em agosto. Serão 66 receitas ao todo, exceto se algum CRAS não tiver representante, já que a participação não é obrigatória.

As próximas etapas classificatórias acontecem nas seguintes datas: 01 de junho no CRAS São Pedro; 14 de junho no CRAS Bormann; 28 de junho no CRAS Seminário; 13 de julho no CRAS Seminário; 27 de julho no CRAS Efapi/CEU; 10 de agosto no CRAS Cristo Rei; 17 de agosto no CRAS Cristo Rei. As 66 receitas estarão em um livro, que será editado logo após a final do concurso, com destaque para a “Receita de Família” vencedora. No livro haverá, além da história da origem da receita, indicação dos ingredientes e perspectivas quantidades, modo e tempo de preparo, tempo de cozimento e rendimento. Serão avaliados pelo grupo de jurados a tradição, sabor, apresentação, tempo de preparo e fidelidade aos ingredientes. Haverá premiação para 1º, 2º e 3º lugares, sendo que, o 1º lugar receberá um prêmio para o seu grupo e um prêmio particular, e 2º e 3º lugares, prêmio para o grupo.