Administração Municipal homenageia Ex-Prefeitos com Medalha de Honra

Ato será realizado durante a Efapi 2017 – 50 anos e reunirá os 10 Ex. Prefeitos de Chapecó

 

O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon assinou hoje em seu Gabinete o Decreto Nº 34.566 que Institui a Medalha de Honra do Centenário de Chapecó aos Ex. Prefeitos Municipais. A Venera será entregue considerando a importância e o dever de manter viva a memória da cidade, reconhecendo publicamente os Ex. Prefeitos que assumiram a titularidade do cargo e conduziram os destinos do Poder Executivo Municipal. “Comemorar o primeiro Centenário é um momento marcante da nossa história que será perpetuado com a homenagem a importantes lideranças, em reconhecimento a contribuição para o desenvolvimento de Chapecó”, justificou o Prefeito Buligon.

 

A Medalha será cunhada com o selo oficial do Centenário de Chapecó, e no verso, traz os seguintes dizeres: “Medalha de Honra do Centenário de Chapecó ao Ex. Prefeito Municipal XXXXX, conforme Decreto Nº34.556, de 10 de agosto de 2017.” A cerimônia de entrega será realizada no dia 11 de outubro de 2017, às 17hs, no Restaurante do Parque Tancredo de Almeida Neves, durante a Efapi 2017 – 50 anos.

 

O ato de assinatura do Decreto aconteceu durante a ilustre visita do Ex. Prefeito de Chapecó mais antigo, Onório Romano Alberti, de 93 anos de idade. Acompanhado da esposa Noêmia e de dois dos nove filhos, Sandra Maria e Cesar Augusto, seu Alberti contou um pouco da sua história de comprometimento e respeito com a cidade. “Somos pioneiros desta terra, vimos Chapecó crescer e fizemos a nossa parte”, comentou.

 

A família trouxe os registros da vida pública, comunitária e particular do Ex. Prefeito, verdadeiras relíquias de uma rica história de luta e desenvolvimento. “Sempre mantive os laços com Chapecó. Moro na rua Curitiba desde os anos 60. Também morei em Coronel Freitas e Quilombo”, complementou seu Alberti.

 

Onório Romano Alberti será um dos 10 Ex. Prefeitos condecorados pela Medalha de Honra do Centenário de Chapecó. Na relação abaixo, o número ao lado representa a ordem de nomeação ao cargo:

 

– Onório Romano Alberti (16º);

– Altair Wagner (28º);

– Milton Sander (29º);

– Ledônio Faustino Migliorini (30º);

– Aldi Berdian (33º);

– José Fritsch (34º);

– Pedro Francisco Uczai (36º);

– João Rodrigues (37º);

– Elio Francisco Cella (38º);

– José Claudio Caramori (40º).

 

Onório Romano Alberti – Ex. Prefeito vivo de maior idade

 

Nascido em 20 de maio de 1924, em Monte Belo do Sul-RS. Casado com Noêmia de Camargo Alberti, em 09-01-1947. Tiveram nove filhos, 16 netos e sete bisnetos. Seu Alberti assumiu em três oportunidades a Prefeitura de Chapecó em 1947. Também exerceu no Poder Público Municipal as funções de Fiscal Lançador, Contador e Contador Chefe. Foi eleito Vereador em Chapecó, exercendo a função no período de 1952/1954.