Instrumentos de Gestão

O processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tem como instrumentos o Plano Municipal de Saúde (PMS), a Programação Anual de Saúde (PAS), o Relatório Anual de Gestão (RAG) e o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA).

Esse sistema de planejamento vem sendo fortalecido e aprimorado ao longo dos anos, seguindo legislações específicas que destacam a importância dos instrumentos de gestão na implantação de políticas públicas de saúde.

A coordenadora do Setor de Planejamento e Educação na Saúde, Gessiani Fátima Larentes, destaca que esses instrumentos têm registrado a trajetória de implantação do SUS no município de Chapecó. Neles constam as ações e serviços instituídos, e os desafios e avanços obtidos na saúde pública local ao longo dos anos. Daí a relevância de compartilhar e oportunizar o acesso da população a esses arquivos históricos.

O Secretário de Saúde, Luiz Carlos Balsan reafirma a importância desses documentos estarem disponíveis e, ao mesmo tempo a sua relevância no direcionamento da gestão.

O acervo físico dos instrumentos de planejamento e gestão fica no Setor de Planejamento da Secretaria de Saúde. E, a partir de agora,  estarão disponibilizados na página oficial da Prefeitura para consulta da população.


Abaixo, os links de acesso para o acervo:

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

Programação Anual de Saúde de 2023

Programação Anual de Saúde de 2024