DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR

Setor de Documentação Escolar

Fone: 3321-8576

E-mail: edu.doc@chapeco.sc.gov.br




O setor é responsável por:

  • Buscar vagas disponíveis nas Instituições Educativas da Rede Municipal e Estadual de Chapecó;

  • Atender e orientar às famílias e/ou responsáveis;

  • Atender: Conselho Tutelar; Abrigo Municipal; Casa de Acolhimento para Mulheres; CRAS; CREAS;

  • Encaminhar junto ao jurídico; SEDUC Digital (lista de solicitação de vagas);

  • Organizar campos de Estágios Curriculares para os acadêmicos das Instituições de Ensino Superior;

  • Certificação de Cursos de formação continuada para professores, oferecida pela SEDUC;

  • Certificação de Cursos para a Comunidade Escolar, oferecida pela SEDUC;

  • Escolas do Campo (vida escolar do aluno no sistema IDS, orientação e suporte aos Gestores e Coordenadores sobre alimentação do sistema, notas, conteúdos, registros e observações, e documentação escolar necessária);

  • Históricos; Declarações de Matrículas Antigas de Escolas Inativas para aposentadoria; trabalho ou estudo; atendimento e orientações à comunidade sobre buscas de históricos;

  • Programa Auxílio Brasil (acontece de 2 em 2 meses com uma rede de 5 informações anuais), orientação das Secretarias Municipais e Estaduais sobre como informar a frequência ou infrequência dos beneficiários do programa;

  • APOIA – orientação de como e quando registrar uma ocorrência junto ao Conselho Tutelar. Caracteriza-se pela infrequência dos estudantes no caso 5 faltas consecutivas ou 7 faltas alternadas sem justificativa (atestado médico) já é orientado a Instituição a informar a situação do aluno;

  • Busca Ativa Escolar – UNDIME - A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, etc., fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretária e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola. Todo o processo é acompanhado pela ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no Município e/ou no Estado;

  • Censo Escolar da Rede Municipal. O Censo é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados;

  • A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e é planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar, livros didáticos, entre outros;

  • Atendimento às Secretárias das Instituições Educativas, orientação e suporte sobre alimentação e dúvidas do sistema IDS, documentação de alunos, cadastro de servidores, histórico escolar, notas, registros de avaliações e ocorrências, leis e diretrizes que normatizam o âmbito escolar, classificação de alunos estrangeiros;

  • Atendimento e Orientação às Gestoras dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) - Orientação e suporte aos Gestores e Coordenadores sobre alimentação do sistema IDS e demandas estatísticas;

  • Vida escolar do aluno no sistema IDS, matrículas, transferências e desistências;

  • Sistema IDS – Criação e manutenção dos cadastros de funcionários e alunos:

• Atendimento, treinamento e orientações às Secretárias das Instituições Educativas;

• Atendimento e orientação dos (as) Gestores (as) das Instituições Educativas;

• Criação de Relatórios de acordo com as demandas apresentadas;

  • Administração do Sistema 1Doc na Educação (sistema de correspondências internas da Prefeitura).




Responsável sobre estas informações

Secretaria de Educação

Setor de Documentação Escolar


Reclamações e Denúncias

Em caso de reclamações ou denúncias, o caminho correto para atendimento é através da Ouvidoria do município, que redirecionará o ocorrido à equipe responsável para que o problema seja solucionado. Eles estão disponíveis através deste link, do fone 49 3321-8484 e também presencialmente, na Sede da Prefeitura.