SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO - SAE

O que é?

O serviço trata de:

• Acolhimento, aconselhamento, testagem rápida para HIV, Hepatite B e C, e sífilis e encaminhamentos.

• Atendimento e acompanhamento da pessoa vivendo com HIV/AIDS e seus parceiros que não vivem com o vírus do HIV (sorodiferentes) e gestantes vivendo com HIV/AIDS.

• Atendimento e acompanhamento da investigação de crianças expostas ao HIV.

• Acolhimento, aconselhamento e a avaliação da indicação da profilaxia após exposição ao HIV (Exposição Ocupacional, Vítimas de Violência Sexual, relações sexual consentidas que não houve o uso do preservativo).

• Consultas em infectologia.

• Atendimento psicológico para pessoas vivendo com HIV/AIDS.

• Atendimento de assistente social para pessoas vivendo com HIV/AIDS.

• Logística de Testes Rápidos (recebimento, armazenamento, distribuição de testes rápidos para HIV, HCV, HbsAG, e sífilis) para toda rede de Atenção Básica, Especializada, Hospitais, UPA, PA da Efapi, presídio e penitenciária.

Quem pode solicitar?

População em geral.

Onde / quando / como fazer?

Presencial - Policlínica Municipal de Chapecó

Rua Jorge Lacerda, 75E - Centro

Segunda a sexta, exceto feriados, das 07h às 19h.

Telefone - (49) 3331-2514

Quais os documentos necessários?

Documento oficial com foto

Comprovante de residência

Cartão Nacional do SUS

Carteira de vacinação

Quanto custa?

O serviço é gratuito.

Quanto tempo leva?

Varia de acordo com a avaliação e conduta de cada caso.

Atos Regulamentadores

• Portaria Nº 358/2011, de 26 de Maio de 2011

• PCDT Para Atenção Integral às Pessoas com ISTs

• PCDT Para Prevenção da Transmissão Vertical HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

• PCDT para Profilaxia Pós-Exposição PEP de Risco a infecção pelo HIV, ISTs e Hepatites Virais.

• PCDT Para manejo da infecção pelo HIV em Adultos.

• PCDT Para manejo da infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes.

• Diretriz para organização do CTA no âmbito da Prevenção Combinada e nas Redes de Atenção a Saúde.

• Portaria Conjunta Nº1 de 16 de Janeiro 2013.

• Nota Informativa Nº6/2021 DCCI/SVS/MS.

Responsável sobre estas informações

Secretaria de Saúde

Diretoria de Atenção à Saúde - Gerência de Atenção Especializada e Tratamento Fora Domicílio

Reclamações e Denúncias

Em caso de reclamações ou denúncias, o caminho correto para atendimento é através da Ouvidoria do município, que redirecionará o ocorrido à equipe responsável para que o problema seja solucionado. Eles estão disponíveis através deste deste link, do fone 49 3321-8484 e também presencialmente, na Sede da Prefeitura.