O que é?
O serviço trata de:
Acolhimento, aconselhamento, testagem rápida para HIV, Hepatite B e C, e sífilis e encaminhamentos.
Atendimento e acompanhamento da pessoa vivendo com HIV/AIDS e seus parceiros que não vivem com o vírus do HIV (sorodiferentes) e gestantes vivendo com HIV/AIDS.
Atendimento e acompanhamento da investigação de crianças expostas ao HIV.
Acolhimento, aconselhamento e a avaliação da indicação da profilaxia após exposição ao HIV (Exposição Ocupacional, Vítimas de Violência Sexual, relações sexual consentidas que não houve o uso do preservativo).
Consultas em infectologia.
Atendimento psicológico para pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Atendimento de assistente social para pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Logística de Testes Rápidos (recebimento, armazenamento, distribuição de testes rápidos para HIV, HCV, HbsAG, e sífilis) para toda rede de Atenção Básica, Especializada, Hospitais, UPA, PA da Efapi, presídio e penitenciária.
Quem pode solicitar?
População em geral.
Onde / quando / como fazer?
Presencial - Policlínica Municipal de Chapecó
Rua Jorge Lacerda, 75E - Centro
Segunda a sexta, exceto feriados, das 07h às 19h.
Telefone - (49) 3331-2514
Quais os documentos necessários?
Documento oficial com foto
Comprovante de residência
Cartão Nacional do SUS
Carteira de vacinação
Quanto custa?
O serviço é gratuito.
Quanto tempo leva?
Varia de acordo com a avaliação e conduta de cada caso.
Atos Regulamentadores
Portaria Nº 358/2011, de 26 de Maio de 2011
PCDT Para Atenção Integral às Pessoas com ISTs
PCDT Para Prevenção da Transmissão Vertical HIV, Sífilis e Hepatites Virais.
PCDT para Profilaxia Pós-Exposição PEP de Risco a infecção pelo HIV, ISTs e Hepatites Virais.
PCDT Para manejo da infecção pelo HIV em Adultos.
PCDT Para manejo da infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes.
Diretriz para organização do CTA no âmbito da Prevenção Combinada e nas Redes de Atenção a Saúde.
Portaria Conjunta Nº1 de 16 de Janeiro 2013.
Nota Informativa Nº6/2021 DCCI/SVS/MS.
Responsável sobre estas informações
Secretaria de Saúde
Diretoria de Atenção à Saúde - Gerência de Atenção Especializada e Tratamento Fora Domicílio
Reclamações e Denúncias
Em caso de reclamações ou denúncias, o caminho correto para atendimento é através da Ouvidoria do município, que redirecionará o ocorrido à equipe responsável para que o problema seja solucionado. Eles estão disponíveis através deste deste link, do fone 49 3321-8484 e também presencialmente, na Sede da Prefeitura.