Consulta Pública para Elaboração do Plano Plurianual - PPA 2022/2025

Definir um plano Plurianual é como definir as despesas e prioridades de nossa casa: temos uma previsão da receita (quanto a família recebe mensal e anualmente), as despesas fixas de aluguel, água, luz, comida, impostos, vestuário, etc. Havendo sobra de recursos, planejamos em quais prioridades a família deverá investir. 

No Município não é diferente. Temos uma previsão de entrada de receita, temos despesas fixas (salários, aluguéis, água, luz), despesas de manutenção (medicamentos, exames, consultas, transporte escolar, creches, ensino fundamental, estradas, limpeza pública), bem como outras ações que visam melhorar a vida das pessoas. Com o restante, definimos onde investir para a comunidade.



O QUE É O PLANO PLURIANUAL (2022-2025)?

O Plano Plurianual é a base do sistema de planejamento da Administração Pública Municipal, estabelecendo as diretrizes, objetivos e metas das ações e políticas públicas prioritárias a serem executadas pela Prefeitura nos próximos 4 anos, definindo as despesas com investimentos e com a manutenção dos programas de duração continuada (de acordo com a receita). De forma simplificada, o PPA define quais ações de cada âmbito englobado serão prioridade entre 2022 e 2025.

POR QUE É IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE?

É essencial para a Administração Municipal saber quais as prioridades de cada cidadão, das comunidades, das entidades e empresas, para que juntos possamos definir ações, serviços e investimentos que possam melhorar nosso município e construir a Chapecó que queremos!

COMO POSSO PARTICIPAR?

Você tem uma ideia, uma proposta ou uma necessidade para tratar? Basta clicar em um dos ícones abaixo, preencher o formulário de identificação, escolher a área para a qual pretende apresentar a demanda e descrever a ação que deve ser, em sua opinião, priorizada pela Prefeitura, e enviar. Pronto! 



O prazo final para participação na Consulta Pública para Elaboração do PPA é 15 de julho.

No dia 12 de agosto, o Município realizará uma Audiência Pública para apresentar o PPA 2022-2025, juntamente a todas as ideias e propostas que foram possíveis de serem incluídas, bem como a todas as ações já desenvolvidas pela Prefeitura.

(clique nos ícones abaixo para acessar os formulários)