- Nome Artístico
- Grupo Vertigem de Ações Poéticas
- Nome Civil
- Grupo Vertigem de Ações Poéticas
- E-mail
- vertigemacoespoeticas@gmail.com
- Fone
- 49 999050794
- Estado
- Santa Catarina
- Cidade
- Chapecó
- Site
- https://www.facebook.com/grupovertigemacoespoeticas/
- Certificado
- D.R.T: Atriz, nº 8738. D.R.T: Diretora de Produção, nº 8984.
- Curriculum / Release
- A partir de 2013 o grupo passa se reunir em nova configuração para uma criação que tivesse como norte o hibridismo entre a poesia, a música e o audiovisual. A necessidade nasceu do próprio grupo, que desejava enveredar pela pesquisa de expansão das fronteiras entre as linguagens.
Tratamos nossa experiência a partir da poesia como uma criação de vínculo que não se dá somente pelo ato de escrevê-la, mas no aqui agora de sua leitura e audição. Para Paul Zumthor o texto poético é performativo, pois nele o leitor percebe a materialidade, o peso das palavras, suas estruturas vocais, estabelecendo, assim, uma apropriação pelo corpo no aqui e agora, transformando essas percepções em efeitos de prazer criados pela própria leitura. Palavra na sua dimensão caligráfica, como figuração corporal, multissensorial, estabelecendo, como performance, um ato de comunicação como tal (Zumthor, 2000, p. 59).
Por vínculos afetuosos se dão as escolhas e as pesquisas de cada linguagem envolvida na performance, constituindo assim uma escritura cênica que não pretende contar uma história, mas grassar em uma temática eleita pelo grupo. Constituímos, deste modo, uma dramaturgia própria que parte dos poetas e poesias escolhidas, das paisagens e pessoas e situações (fictícias ou reais) que são esculpidas no tempo pelo vídeo e pela música. Não saímos ilesos desse processo que não nos desvincula de nosso potencial criador. Por isso, já não são mais os poetas que falam, mas a performance aqui e agora como figuração corporal, pelo ato de comunicação e por um trajeto que estabelecemos em nosso processo criador.
- Foto
-
Ãrea de Atuação |
Descrição da atividade |
Livro, leitura e literatura |
Performances poéticas |