Chapecó, 01/07/2019, segunda-feira – Nos dias 15 e 16 de julho, das 13h30 as 18h30, será possível fazer inscrição para vagas remanescentes do Programa Arte Cidadã, oferecido pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na sala do Programa Arte Cidadã. As vagas, horários, locais, níveis, professores serão informados nos dias de inscrições.
Os cursos gratuitos são oferecidos nas áreas de violão popular, violino, violoncelo, viola de arco, percussão, bateria, flauta doce, trompete, coral e teatro. Para participar são requisitos o interesse na área e a disponibilidade para frequentar as aulas de acordo com a proposta curricular de cada curso. Para fazer a matrícula é necessário levar os documentos pessoais e se for menor de idade, precisa estar acompanhando pelos pais ou responsáveis, também com os documentos. Mais informações pelo e-mail artecidada@chapeco.sc.gov.br
Saiba mais
Democratizar a cultura, levando-a para muitos espaços: Este é um dos objetivos do Programa Arte Cidadã, desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. É um programa que leva aulas de música, teatro e dança aos bairros e comunidades de Chapecó, proporcionando experiência cultural e despertando a possibilidade de formação humanística e profissional dos alunos.
Atualmente são atendidos pelo Arte Cidadã mais de 1.000 alunos em mais de 15 espaços, com o acompanhamento de 20 professores em aulas de corda, sopros, violão, percussão, teatro e coral. O Programa é ofertado desde 2005 e busca atender uma demanda social gerada pelas próprias comunidades! Os alunos podem ingressar nos cursos gratuitos a partir do 08 anos de idade, não havendo restrição de idade final.
O Programa acontece de maneira descentralizada, em diversos bairros de Chapecó. O intuito é construir junto às comunidades movimentos de aprendizagem e expressividade, utilizando a arte como ferramenta e transformação social. Em 2018, o programa recebeu cerca de 1400 alunos, nos cursos de violão popular, violino, viola de arco, violoncelo, percussão sinfônica, flauta doce e transversal, clarinete, trompete, ballet, jazz, teatro, coral do círculo italiano, coro da Orquestra da Sinfônica, grupo vocal feminino, coro jovem, teoria musical.
ESPAÇOS E ATIVIDADES – 2019
Centro Social Ilma Rosa de Nes - SAIC
Violão – quinta-feira - manhã e tarde
Programa VIVER
Coral – quinta-feira – tarde
Socioeducativo Seminário
Violão e percussão - segunda-feira – manhã e tarde
Socioeducativo Distrito de Marechal Bormann
Violão - segunda-feira à tarde
Arte Jovem Passo dos Fortes
Violão – terça-feira – manhã e tarde
CENTRO DE CULTURA E EVENTOS
Teatro - terça – manhã, quarta - tarde e segunda - noite
Violão- terça e quarta – manhã tarde, quinta – noite, segunda- noite e sexta – manhã e tarde
Viola de arco – quarta manhã e noite, quinta- tarde e noite, sábado – manhã
Violino – segunda, terça, sexta – manhã e tarde, sexta – noite, sábado – manhã, quarta – manhã, quinta-manhã e tarde, segunda - manhã
Violoncelo – segunda e sexta – tarde e noite, quarta e quinta – manhã, sábado – manhã, quarta - noite
Percussão e bateria–sexta – manhã, quinta – tarde e noite, terça – tarde, quarta – manhã
Coro Orquestra Sinfônica – segunda e quarta – noite
Coro jovem – sexta - noite
Grupo Vocal Feminino – quinta – noite
Orquestra Sinfônica – sábado – tarde
Orquestra de Violões – terça – noite
Sopros – quinta – manhã, tarde e noite, segunda – manhã
UNOESC
Canto Coral – quinta-feira – tarde
Percussão – segunda-feira – noite
UNOCHAPECÓ
Violino – terça-feira – manhã e tarde
Violoncelo – terça-feira – tarde
CEU das Artes e Esportes Unificados – Efapi
Violão – terça-feira – manhã, tarde e noite
Violino – sexta-feira – manhã e tarde
Teatro – segunda-feira – manhã e tarde
Programa VERDE VIDA
Violino – quinta-feira – manhã e tarde
Violoncelo – sexta-feira – manhã
Círculo Italiano
Canto coral – sexta-feira – noite (no Centro de Cultura e eventos Plinio Arlindo de Nes)
Cruz Vermelha – SÃO CRISTÓVÃO
Violão – quarta-feira – manhã e tarde
Salão Comunitário - ALTO DA SERRA
Violão – segunda-feira – manhã e tarde
EBM RUI BARBOSA
Violino – quinta-feira – manhã
Sede Figueira
Canto coral - sexta-feira à noite