LEI ALDIR BLANC

AGENDA DE EVENTOS

SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

ESPAÇOS CULTURAIS

OUTROS

Programa Tamo Junto: Cuidado Integral e Arte


O QUE É?

O Programa Tamo Junto: Cuidado Integral e Arte surgiu em 2020 como plano de resposta à Covid-19, mobilizado pelo agravo das condições de violação de direitos desencadeadas pela crise social provocada pela pandemia. A iniciativa parte de uma parceria entre a Universidade Comunitária da Região de Chapecó, através do curso de Psicologia e a Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Fundação Cultural em interface com as Secretarias de Assistência Social e de Educação.

As ações se dão no trabalho junto à RAIA - Rede de Atendimento à Infância e Adolescência, atuando na garantia de direitos da criança e do adolescente, na perspectiva do cuidado integral, compreendendo as interseccionalidades que constituem os territórios e suas singularidades.

As estratégias fazem uso das artes para produzir espaços de cuidados em saúde mental, de acolhimento e escuta, a partir da oferta de atendimentos remotos on-line em cultura, educação, saúde e assistência social. O Programa também disponibiliza conteúdos diversos em sua plataforma, como uma biblioteca virtual, materiais pedagógicos, informações sobre saúde mental, além de videoaulas de violão, ukulelê, pandeiro, flauta doce, rap/hip-hop, entre outras linguagens. Os encontros remotos e os demais materiais são mediados pela Plataforma Tamo Junto, uma ferramenta virtual que democratiza e facilita o acesso às questões de interesse público e serviços.

O Programa Tamo Junto articula-se intersetorialmente, composto por atores de diversos serviços, programas e políticas públicas do município para atender famílias em condições de severa vulnerabilidade psicossocial. Para que os usuários acolhidos possam acessar as atividades através da plataforma, é feito o empréstimo em condição de comodato de um tablet com chip de linha telefônica e pacote de dados móveis de internet. Tais equipamentos e serviços foram adquiridos com recursos do Fundo da Infância e Adolescência do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Acesse a Plataforma Tamo Junto clicando aqui.

Contatos

Fundação Cultural de Chapecó

Programa Arte Cidadã

Horário: 08h às 18h

Cont.: (49) 3319 – 1012

CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados

CRAS Efapi CEU

Horário: 08h às 18h

Cont.: (49) 3329 – 9055

Unochapecó

Curso de Psicologia

Centro de Atendimento à Comunidade

Horário: 08h às 12h / 13h às 18h

Cont.: (49) 3323 – 4773

Secretaria de Cultura

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Av. Getúlio Dorneles Vargas, 957 - Centro,
Chapecó - SC, CEP: 89812-900

Desenvolvido por BRSIS