Museu dos Balseiros do Rio Uruguai


Tendo como intuito salvaguardar a história e a memória daqueles que contribuíram para o desenvolvimento da região Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, está em fase de captação de recursos via PRONAC 150022 o projeto de Construção do Museu dos Balseiros do Rio Uruguai. A proposição é de autoria da Associação de Moradores da Comunidade Sede do distrito do Goio-En em parceria com a Secretaria de Cultura de Chapecó.

A localização da futura edificação é estratégica. O terreno destinado está às margens do rio Uruguai, em espaço que outrora foi um dos pontos principais de construção e saída das balsas com destino à exportação (Argentina e Uruguai), tendo São Borja e Uruguaiana / Rio Grande do Sul como pontos de chegada, para regularização fiscal e venda da madeira. Além do aspecto histórico, o local possui na atualidade estrutura para atividades de lazer, turísticas e culturais. Situa-se na entrada Sul de Chapecó, na divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, e o acesso é possível por meio das rodovias pavimentadas nos dois Estados.

Baseando-se nos princípios da Nova Museologia e da Nova História Cultural, a concepção do projeto está centrada na figura dos balseiros, trabalhadores diretamente ligados ao ofício do transporte da madeira. Visa-se dar espaço e reconhecimento a estes sujeitos pouco lembrados nas narrativas oficiais, através da divulgação do trabalho e das ações destes, suas contribuições na esfera política, econômica, social e cultural, do velho ao novo Chapecó e sua relação com as comunidades que margeiam o Rio Uruguai e seus afluentes.

O Museu contará com arquitetura única interna e externa, com elementos que lembrem uma balsa, visando garantir a preservação dessa história. O projeto contará com espaços de interação cultural, auditório, salas de pesquisa e uma biblioteca específica que tem como objetivo reunir objetos, materiais da época, entrevistas e relatórios fotográficos, acervo iconográfico, bem como fazer uso da tecnologia de audiovisual para projeções holográficas a fim de oportunizar ao público uma inesquecível viagem ao tempo.

As obras iniciaram em 2016 e têm como previsão de encerramento e inauguração o período entre final de 2017 e início de 2018.

Museu dos Balseiros do Rio Uruguai

Rodovia 480, S/N -Distrito de Goio-Ên

CEP: 89815 – 999

Telefone: (49) 3321-8509

E-mail: museu@chapeco.sc.gov.br

Secretaria de Cultura

SECUL - Secretaria de Cultura (Administrativo)
R: Assis Brasil, 20D – Centro
CEP: 89801-222 Chapecó, SC

Desenvolvido por BRSIS