Encontro com o Haiti: pré-lançamento do livro.


Início: 12 de outubro, sábado, 00:00

Publicação do livro “Sou diáspora: identidade e mobilidade nas memórias de haitianos no Brasil”, maior integração da população haitiana, valorização e registro da cultura, memória e presença haitiana na cidade de Chapecó e incentivo a leitura e a diversidade.

.

Apesar da forte presença haitiana na região, até que ponto conhecemos sua cultura? sua língua? suas religiões? sua culinária? Nós, como cidadãos e instituições chapecoenses incentivamos e cedemos espaços para que estes imigrantes nos mostrem um pouco de si, para que possamos conhecê-los? Apesar de algumas iniciativas, as pesquisas revelam que ainda há bastante dificuldade de integração e socialização entre haitianos e brasileiros e poucos espaços de escuta, que proporcionem maior conhecimento sobre o Haiti, a História e a Cultura que estas pessoas trazem intrínsecas a si.

O estudo “Sou Diáspora: Identidade e mobilidade nas memórias de haitianos no Brasil” buscou ouvir algumas destas vozes, suas formas de vida, histórias e experiências. Da infância ao que estão vivendo no Brasil, ou até seus planos para o futuro. É um trabalho científico historiográfico que se evidencia no campo da história do tempo presente, aproximando-se dos estudos da memória, literatura e outras ciências sociais e humanas como a sociologia, antropologia e linguística. Reflete sobre fenômenos considerados contemporâneos, mas que refletem construções históricas. As histórias de vida compõem a escrita do trabalho de maneira que são o ponto de partida para os debates propostos, possibilitando analisar instrumentos de pesquisa gerados pelas lembranças.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS