“Leitura: Uma ponte para a cidadania” conclui oficinas com adolescentes da Casa de Semiliberdade


Projeto foi aprovado pelo Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do Município de Chapecó

Pelo menos 10 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Casa de Semiliberdade de Chapecó foram beneficiados com uma nova biblioteca, além de oficinas especiais planejadas e aplicadas pela historiadora Andreza Bazzi e pela bibliotecária Karina Ramos, que em 2017 aprovaram o projeto “Leitura: Uma ponte para a cidadania”, através do Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do Município de Chapecó.

Segundo Andreza, na primeira fase do projeto, que iniciou em novembro de 2017, pensou-se na montagem da coleção literária que, em parceria com amigos e sociedade, de forma voluntária, resultou na construção de uma biblioteca, até então inexistente na Casa de Semiliberdade. “É uma estrutura simples, mas que atende às necessidades dos adolescentes”, diz.

A partir de então, numa segunda fase, o acervo foi devidamente organizado e catalogado e os adolescentes já puderam acessar conteúdos que vão desde espiritualidade, artesanato, culinária e até jardinagem. Uma vez a biblioteca montada e organizada, a próxima fase trouxe diversas oficinas aos jovens.

De acordo com Andreza, foram quatro oficinas: Criação de personagem e confecção de bonecos com materiais recicláveis; Expressão através da pintura; Confecção de livro através da técnica Scrap Book e a última, que ocorre no dia 18/07, terá como tema "Encadernação e produção do Livro Objeto."

Ponte para a cidadania

Para Karina Ramos, pensando nos benefícios que só a leitura pode proporcionar, o projeto tem significativa relevância social. “O ato de ler é, sobretudo, um ato de descoberta, de investigação e de independência. Ao ler adquirimos conhecimento, compreensão e senso crítico”, destaca a bibliotecária.

Para ela, o objetivo central do projeto, que é facilitar, através da leitura, a reintegração social dos jovens assistidos pela Casa de Semiliberdade em Chapecó está sendo concluído com sucesso, “foram oito meses de muita dedicação e aprendizado mútuo. Conseguimos cumprir o que propomos e agora estes jovens podem contar com uma gama gigantesca de novos conhecimentos e possibilidades”, completa Karina.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS