Museu de História e Arte: agenda aberta para visitação de escolas


O Museu de História e Arte de Chapecó está de portas abertas para receber turmas de alunos de escolas públicas e privadas, de todas as idades. A atividade educativa aproxima os estudantes da história do Município e da sua comunidade, e é uma ótima opção de atividade pedagógica extraclasse.

As instituições de ensino podem fazer seu agendamento pelo telefone 3321 8509 ou no e-mail museutecnico@chapeco.sc.gov.br . Os grupos são recebidos de terça a sexta-feira das 9h às 12h ou das 13h às 16h. O tempo médio para mediação no Museu é de 1 hora. “Sugerimos incluir no roteiro a Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen, que fica localizada na Praça Coronel Ernesto Bertaso, e o Memorial Paulo de Siqueira, que está instalado na base do Monumento O Desbravador, sendo então a duração do roteiro de 2 horas”, explica o Coordenador de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, Ricardo Garlet.

Caracterizado com um espaço de ensino não formal, os museus e galerias adotam estratégias diferenciadas em seus projetos educativos, ampliando o trabalho pedagógico feito em sala de aula pelo professor. Além de proporcionar uma experiência de ensino não formal por meio da cultura material, a visita mediada pode posteriormente servir como referência para atividades na escola.

As visitas são acompanhadas por profissionais e estagiários da área de ciências humanas. De acordo com Ricardo, proporcionam uma imersão na história e cultura de Chapecó, propondo um constante diálogo no qual o visitante interage com o mediador construindo a cada visita um roteiro particular. “A aproximação com o museu permite que o aluno conheça, a cultura e a história do município de Chapecó. A experiência fortalece a identidade regional pela valorização da experiência dos antepassados, da história, e do patrimônio cultural, permitindo a compreensão do presente frente a globalização”, enfatiza o coordenador.

Exposições em andamento no Museu de História e Arte

Tombado como Patrimônio Histórico Cultural em 2007, o prédio da antiga Prefeitura traz as características da arquitetura da década de 50 ainda preservada. No espaço, a Exposição “Chapecó Rios de Cultura e Memória”, conta por meio do polo econômico, político e cultural, a história da cidade. Quem visita a exposição pode conferir itens antigos que marcaram a construção da cidade, como a atividade madeireira a partir da chegada dos colonizadores, o transporte por meio de balsas e balseiros, atividades agropecuárias, além do acervo que mostra os conhecimentos tradicionais da comunidade, transmitidos de geração para geração, como o artesanato. Itens arqueológicos dos primeiros povoados da região, há cerca de 7 mil anos, mostra as transformações sociais. Além da dessa Exposição Contínua, o espaço também recebe diversas exposições temporárias:

Exposição Fé e Religiosidade

A Mostra “Fé e religiosidade”, traz objetos do Vaticano recebidos pelo Prefeito Luciano Buligon, em sua visita ao Vaticano, em 2017. Os itens doados ao acervo do MHAC. A exposição foi organizada pela equipe do Museu, composta por artistas, historiadores, técnicos e pesquisadores, e tem a curadoria de Ricardo Garlet. A temática abordada integrou uma extensa pesquisa que mostra os traços culturais distintos, pelas práticas religiosas, de diferentes grupos sociais, como indígenas, caboclos e colonizadores e enfatiza a presença do cristianismo nos diferentes grupos religiosos que aqui se instalaram criando uma identidade religiosa local. A Mostra permanece até o mês de março.

Exposição de Artes Visuais da Escola de Artes

Outra exposição temporária é a mostra de desenho e pintura dos alunos da Escola de Artes de Chapecó. As obras foram produzidas por 20 alunos formando da instituição e trazem diferentes técnicas desenvolvidas ao longo do curso, instruídas pelos professores Sidi Geremia, Ana Claudia Anchau e Aracéli Nichelle. O trabalho apresenta um fragmento do trabalho desenvolvido pelos alunos. A exposição apresenta simbolismos e ideologias de dezoito formandos, abordando temáticas que vão desde o sobrenatural, passando por autorretratos até chegar nas relações interpessoais. Mesmo que os trabalhos expostos sejam o reflexo de ideias concebidas pelos alunos, os espectadores saõ convidados a fazer a sua própria leitura a partir de seus conhecimentos e suas vivências. O trabalho permanece exposto até 28 de fevereiro.

Exposição Tranças e Trançados Indígenas

A diversidade cultural é tema dessa exposição que traz a coleção de trançados indígenas do Museu Municipal Antônio Selistre de Campos. O objetivo é reconhecer a valorizar a produção artística indígena. A coleção é composta por peças arqueológicas e etnológicas das etnias Kaingang e Guarani, as quais foram reunidas, em parte, pelo Juíz Antônio Selistre de Campos, durante a década de 30 e 40, bem como por doações e aquisições. A proposta cultural da Exposição é permitir um olhar para a comunidade indígena, apresentando, por meio do trançado, o contexto histórico do Oeste Catarinense.

Descontinuidades – Espaços Museológicos Públicos de Chapecó

A Mostra traz as memórias do Museu de História e Arte dividida em cinco etapas: como sua primeira coleção em 1974, criação da lei em 1978, nova sede em 1989, mudanças de espaço em 1990 e a divisão das coleções, que remetem aos dias atuais. A exposição faz uma viagem pela trajetória da instituição, a partir de objetos, fotografias e recortes de jornais, construída por meio de extensa pesquisa histórica.

Outras informações pelo telefone 3321 8509.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS