Exposição de Artes Visuais aborda a produção de lixo em Chapecó


Você sabe qual a média da produção de lixo no País? E que a população de Chapecó está acima da média nacional na produção de resíduos? Foi observando as ruas, o descarte irregular e pesquisando a fundo esse assunto que os artistas Vinicius Busetto e Vinicius Pain resolveram contribuir, por meio da arte visual, com a conscientização da comunidade no que desrespeito a produção, a separação e ao descarte correto do lixo em Chapecó.

Desenvolveram então a Exposição “Observatório Elástico – Residuais Urbanas”. A Mostra foi criada em diferentes etapas, como a observação dos espaços, pesquisa, estudo, coleta de dados, busca de materiais, documentação fotográfica, criação e montagem das esculturas fotográficas. Usaram como referência o trabalho de Paulo de Siqueira, observando as técnicas do artista que utilizava sucata como matéria prima para as suas obras.

“Rodamos a cidade sem rumo, mas com um propósito: buscar, coletar e documentar o problema de resíduos sólidos. Estudamos a fundo sobre consumo consciente e resíduos sólidos urbanos no Brasil, pudemos conhecer os dados da cidade, os programas e os processos utilizados junto à Secretaria de Infraestrutura Urbana. Na etapa seguinte buscamos materiais que tivessem potencial de ressignificação, documentando essa busca com fotografias da situação com que encontramos os lixeiros. Com o material em mãos, construímos as esculturas, selecionamos as fotos e adaptamos nas esculturas”, conta o artista Vinicius Busetto.

A ideia é fazer as pessoas pensarem sobre o seu lixo. “Queremos criar desconforto e curiosidade, plantando uma sementinha na cabeça das pessoas. Atitudes simples diminuem nosso impacto ambiental, ao repensar nossos hábitos de consumo. Devemos desacelerar o impulso, consumir melhor e pensar no futuro. Não é de ninguém, se não nossa, a obrigação de cuidar da nossa rua, vizinhança, bairro, cidade”, enfatiza Busetto.

A exposição integra a programação oficial do Verão Cultural 2019. Um projeto da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, que descentraliza as ações culturais, fazendo com que aconteçam por diversos bairros da cidade. O próximo dia da exposição será neste final de semana, domingo, 17 de fevereiro, na Praça Liberdade, Rua Sete de Setembro no Bairro presidente Médici, às 17h15. A intervenção conta também com um bate-papo sobre os dados pesquisados no desenvolvimento do projeto.

Outras informações na Secretaria de Cultura pelo telefone 3319 1010.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS