RIA - 2º Festival de Palhaçaria de Chapecó


Chapecó, 22/05/2019, quarta-feira – Uma extensa programação marca a segunda edição do RIA – Festival de Palhaçaria de Chapecó, que inicia 30 de maio e prossegue até 2 de junho. O projeto realizado pela Cia de la Curva é patrocinado pela Transportes Gral, Cetric e Celeiro Supermercados por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania e pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.

Em quatro dias o evento apresentará trabalhos de artistas de Santa Catarina, Paraná, Goiás e São Paulo, direcionados para diferentes faixas etárias abordando assuntos distintos. “Buscamos selecionar espetáculos notáveis, com abordagens distintas: autobiográficos, poéticos, despretensiosos, clássicos. O público pode esperar rir, refletir e se emocionar”, conta Manon Alves, uma das idealizadoras do Festival.

Integram a programação 14 apresentações gratuitas, além de oficina, palestra, feira de artesanato e gastronomia local. De acordo com Manon, um dos intuitos do RIA é democratizar o acesso à cultura e fortalecer o movimento cultural local. “Em especial contribuir para a formação de público de apreciadores do humor, do riso, da palhaçaria. E também incentivar novos talentos, plantar essa sementinha, para que apareçam mais pesquisadores, artistas, palhaços, humoristas. Talvez alguém que já esteja com essa vontade e a partir dessa aproximação, de um espetáculo, de uma roda de conversa, venha fortalecer a classe artística de Chapecó”, enfatiza.

Receberão os espetáculos do RIA a Aldeia Condá, Aldeia Toldo Chimbangue, Distrito Marechal Bormann, Unochapecó, Cidade do Idoso, Sesc e Ecoparque. Além destes locais o evento também acontece no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, com tradução simultânea em Libras e espaço físico com acessibilidade.

Programação:

Espetáculo “Show da Percha” – Cia Circo do Asfalto

Tem como número principal “a Percha”, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico com seus dois protagonistas, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, o espetáculo segue de maneira muito cômica e interativa e a cada número sempre um inesperado desfecho virtuoso. Classificação indicativa: Livre.

Espetáculo “Resquício” – La Luna Cia de Teatro

Em meio ao caos da cidade suja e cinza, a poeira e o pó enfeitam osescombros do que um dia foi, mas não podendo deixar de ser, ainda é.Trazendo nada além de sua vida e do que sobrou das engrenagens da sua humanidade, duas velhas, que não estão aqui e nem lá. Que são invisíveis a todos até que o espetáculo comece. Mexe, tira, coloca, levanta, amarra, monta a tenda, fazem os escombros se transformarem no picadeiro que um dia foi seu lar. A pesquisa do espetáculo Resquício teve comoinspiração o livro “O Circo Mecânico Tresaulti” de Genevieve Valentine. Oespetáculo traz em suas entrelinhas, a linha tênue entre a loucura e o amor pela arte de duas senhoras que viveram a vida toda em um circo, e que agora têm que lidar com a desvalorização do artista, fazendo dos espaços das cidades o seu picadeiro. Essas artistas moram na rua e seguem suas vidas em busca de público interessado em sua arte. Classificação indicativa: 10 anos.

Espetáculo “Muros e Grades são invenções humanas” – Ariadne Antico

Ao se dar conta do poder transformador de sua história, Ariadne Antico resolveu criar o projeto SER dEFICIENTE. Através de sua palhaça “Birita”, aprendeu a usar suas limitações a seu favor e conta com muito bom humor sobre sua trajetória de superação. De forma intensa, humana e engraçada, relata como transformou limites, dificuldades e crises em alegrias, desafios e realizações.Instiga o público a olhar para dentro de si e se questionar sobre suas próprias limitações e se elas existem de fato; Provocar uma mudança na postura das pessoas, do desânimo e pessimismo ao entusiasmo e otimismo. Expor importância da arte no processo de superação e mostrar o quanto ela liberta e transforma. Classificação indicativa: 12 anos.

Espetáculo “Bem te Vida Marmotta” – Cia Palhaça Sem lona

Espetáculo solo de palhaça livremente inspirado na obra: "Memórias Inventadas, as infâncias de Manoel de Barros".A Palhaça Marmotta aporta em um novo lugar acompanhada de seu companheiro Tumtum. Juntos eles buscam um lugar especial onde Tumtum possa ganhar a sua liberdade de volta. Diante da separação anunciada Marmotta revive memórias e busca na relação com o público a força que precisa para cumprir a sua missão. Um espetáculo cômico e delicado sobre o que nos torna humanos. Um Brinde ao ridículo de cada um de nós. Classificação indicativa: Livre.

Espetáculo “O melhor show do mundo... na minha opinião” – Palhaço Ritalino

O MELHOR SHOW DO MUNDO... vai começar! Encontre seu assento e bom show!Mas antes que o show comece, Ritalino chega abrindo caminho pelos locais mais inacessíveis, pois está na hora de vender pipocas ao respeitável público! Após a venda, Ritalino também quer ver o show. Porém, não há artistas, e sem artistas, não tem show! Sem show o público vai embora e, sem público, o pipoqueiro não fatura! Então, para garantir a venda da noite, Ritalino tem que subir ao palco. Como vê o show toda noite, será fácil. Ao menos é o que ele pensa... A interação com o público acontece a todo o momento de maneira confortável, pois sempre quem se dá mal é o próprio Ritalino. O espetáculo é leve e quentinho, como pipoca, ao menos na minha opinião. Classificação indicativa: Livre.

Créditos: Texto: Camila Almeida. Fotos: 01 – Coralia Elias, 02 – Jorge Mariano, 03 – Ricardo Avellar, 04 – Jose Victor Pereira, 05 - Coralia Elias

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS