O Prefeito de Chapecó, José Caramori, assinou nesta quinta-feira, o decreto que institui a Comissão Municipal 100 Anos de Chapecó. A Comissão será responsável em organizar as comemorações alusivas ao Centenário da cidade, a ser comemorado no dia 25 de agosto de 2017.
Algumas ações já foram anunciadas no mês passado e já estão em andamento, como a criação do Selo do Centenário e o lançamento do edital que selecionará o Hino Oficial do Município de Chapecó.
Com a criação da Comissão, cada entidade tem até o dia 30 de setembro para oficializar o nome do titular e do suplente que o representará. De acordo com o Prefeito, “as ações precisam ser pensadas e analisadas de forma conjunta, ouvindo as mais diferentes representações da sociedade civil. Um trabalho que resultará em uma programação diversificada, que envolverá a comunidade durante as comemorações do aniversário de Chapecó”, destaca José Caramori.
Composição da Comissão:
representantes do Poder Executivo Municipal;
representante do Poder Legislativo Municipal;
representante do 2º Batalhão da Polícia Militar;
representante do 6º Batalhão de Bombeiros Militares;
representante da 12ª Delegacia Regional da Polícia Civil;
representante da Delegacia da Polícia Federal;
representante da SDR - Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó;
representante da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó;
representante da CDL – Clube de Dirigentes Lojistas de Chapecó;
representante do SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó;
representante do CEC – Centro Empresarial Chapecó;
representante do SIHRBASC – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó;
representante da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Chapecó;
representante do CVB - Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau;
representante da SAC – Sociedade Amigos de Chapecó;
representante da JCI - Junior Chamber Internacional - Câmara Junior de Chapecó;
representante dos Lions Clubes;
representante dos Rotarys Clubes;
representante do CONCIDADE - Conselho da Cidade de Chapecó;
representante do CMDE - Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico;
representante do CMDI - Conselho Municipal dos Direitos do Idoso;
representante do CMPC - Conselho Municipal de Política Cultural;
representante do CME- Conselho Municipal de Educação;
representante do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo;
representante do COMDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
representante do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social;
representante do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
representante do CMS - Conselho Municipal de Saúde.
Ações do Centenário já anunciadas
Criação do Selo do Centenário;
Campanha para recolhimento de fotos e filmes antigos de Chapecó, a fim de compor acervo municipal e montagem de exposições;
Concurso “Chapecó 100 anos em 100 fotos”;
Concurso “Chapecó: 100 motivos para se viver aqui” (com rede municipal de ensino);
Homenagem às famílias pioneiras de Chapecó;
Homenagem às pessoas residentes em Chapecó que completam 100 anos em 2017;
Criação da Comenda do Centenário: 1ª edição em 2016, premiando os destaques nas diversas áreas;
Placa eletrônica de contagem regressiva de 25 de agosto de 2016 a 25 de agosto de 2017;
Realização do Desfile Cívico dos 100 Anos (rede de ensino, entidade, associações, clubes de serviço) e grande show para a comunidade no dia 25 de agosto de 2017;
Readequação de destaque do local “Marco Zero” de criação da cidade;
Edição de livro histórico com imagens de Chapecó;
Edição do “Documentário do Centenário”;
Regulamentação dos símbolos de Chapecó (Bandeira e Brasão);
Edital do “Hino de Chapecó”;
Criação do Mirante do Centenário. Será construído em local estratégico na Avenida Getúlio Vargas. Terá altura mínima de 30 metros e visão de 360 graus.
Créditos: Texto: Elizandra Buss | Fotos: Mauri Oliveira/Prefeitura de Chapecó