A turma de pré-escola, da EPC Cyro Sosnosky (Cyrinho), realizou uma vivência sobre a Descoberta das Abelhas, no pátio da escola, que foi organizado com itens relacionados à temática.
A professora responsável pela condução da atividade foi a regente da turma, Marisa Tiber Pontel, que explicou o objetivo da ação. Esse momento foi planejado a partir da curiosidade das crianças, que fizeram perguntas sobre as abelhas e de onde vinha o mel. Então, nós organizamos várias atividades, entre elas a apresentação do tipo de roupa do apicultor, do fumigador, a extração do mel e experimentação desse alimento, disse.
Miguel Antônio Prajo Molinete, de 5 anos, e Fernanda Alves, de 4 anos, que participaram da vivência, contaram suas expectativas e sobre o que mais gostaram de fazer. Eu estava curioso para saber de onde vem o mel, então a gente veio aqui fora para ver as abelhas e aprender sobre o mel, disse Miguel. Para Fernanda, a melhor parte foi experimentar o mel. A gente tira o mel do favo, coloca no pote e depois pode passar no pão e comer. Mel é muito gostoso, afirmou ela.
A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, destacou a importância das vivências na rotina e no dia a dia das crianças. As vivências na Educação Infantil são muito enriquecedoras para as crianças, pois permitem aprender a partir da própria curiosidade delas, tornando-as o centro do próprio processo de aprendizagem, disse.