Nesta terça-feira (25), os estudantes de 9º ano, da Escola Básica Municipal Florestan Fernandes, acompanhados por professores, realizaram uma visita à Casa de Acolhida João Piltz, uma entidade filantrópica, que acolhe o público em tratamento de saúde junto aos hospitais e seus acompanhantes.
Na ocasião, a turma foi recepcionada pela psicóloga Eloá Motta e pela Administradora da Casa, Eliane Zanella, que mostraram os ambientes, tiraram dúvidas e também comentaram sobre as principais necessidades do local.
A habilidade presente no Currículo Municipal que engloba a ação prática é a de construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos, que desenvolve os temas: O ser e o ter, autoconhecimento e a valorização da vida, conforme explicou a professora de Ensino Religioso, Rosane Begnini da Silva.
Primeiramente, trabalhei em sala sobre empatia e solidariedade. Em seguida, propus esse projeto da Páscoa Solidária para que viéssemos na Casa de Acolhida para conhecer, ver como é e como podemos ajudar, comentou a professora.
Elisa Catarina Plissari e Julia Perão Gomes dos Santos, do 9º ano, comentaram que a atividade foi muito interessante. Saber que a gente pode ajudar o próximo quando a gente tem a oportunidade é gratificante. Fizemos uma atividade sobre empatia em sala de aula, que despertou em nós o desejo de ajudar as pessoas, disse Elisa. Visitar a Casa de Acolhida, ver o que as pessoas passam e entender como podemos ajudar deixa a gente feliz. Pretendemos arrecadar produtos de higiene e limpeza lá na nossa escola para contribuir aqui com a instituição, completou Julia.
A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, reforça que esse tipo de atividade são essenciais para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Permitem que vivenciem no dia a dia os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tornando-os mais atuantes na comunidade e contribuindo para fazer a diferença em nossa cidade disse.