Background

Notícias

Turma da pré-escola aprende sobre os "Super Humanos: Heróis da Sociedade"

Compartilhar

A turma de pré-escola, do Centro de Educação Infantil Municipal Saberes da Infância, está aprendendo sobre os “Super-humanos: Heróis da Sociedade”. Essa atividade foi dividida em várias etapas e é coordenada pelas professoras Elenice Bet Gehlen e Thais Cristina Schwaab.

A investigação começou por meio da curiosidade das crianças em relação aos super heróis, conforme explicou a professora Elenice. “Em uma tarde, estávamos no parque conversando e uma criança perguntou se os super heróis existiam; chegamos a conclusão que existem os super humanos, pessoas que fazem a diferença na sociedade e que é importante conhecê-los”, disse.

A professora Thais reforçou o compromisso do trabalho desenvolvido com a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo da Educação Infantil Municipal. “As nossas crianças são potentes e protagonistas do próprio aprendizado, por isso, organizamos várias vivências para que pudessem conhecer os super humanos. Já visitamos o Serviço Aeropolicial de Fronteira, o Corpo de Bombeiros”, comentou.

A atividade desenvolvida no parque do CEIM contou com a presença da Guarda Municipal e dos cães Pantera e Sky, que demonstraram como os animais contribuem para o serviço de segurança pública. Além disso, a médica veterinária Rafaela Garcia Bet, conversou com os pequenos sobre a profissão dela e mostrou alguns materiais utilizados por ela no dia a dia.

Alice Mariah Pereira e Rafael Velasquez que participaram da vivência, contaram sobre o que mais gostaram de fazer durante as vivências. “A minha parte favorita foi fazer carinho nos cachorros e ouvir o coração deles”, disse Alice. Para Rafael, a melhor parte foi o aprendizado construído. “Eu aprendi que tem que cuidar bem dos animais, de todos eles. Gostei muito de brincar com os cachorros e escutar o coração deles”, afirmou ele.

Para Antonella Frare, a visita foi ainda mais especial, pois ela quer ser veterinária quando crescer. “Eu quero ser veterinária quando crescer porque eu gosto muito de animais. Eu fiz perguntas para a veterinária e também ouvi o coração da Sky, ele estava acelerado”, completou.

A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo reforça a importância das atividades práticas para o desenvolvimento das crianças. “Priorizar as crianças como centro do próprio processo de aprendizagem, permite que aprendam por meio da própria curiosidade. Essas experiências são muito valiosas e contribuem para o seu desenvolvimento integral”, comentou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?