Cursos de inglês e informática são oferecidos à população

Aos 63 anos de idade, Tania Maria Palma, fez um curso de inglês, oferecido gratuitamente pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação. “Eu amei fazer esse curso de inglês. Sempre gostei de línguas e quando apareceu esta oportunidade vi que era uma chance de me aperfeiçoar. Pretendo continuar o próximo modulo em agosto”, comentou. Ela foi uma das alunas formadas pelo curso e recebeu sua certificação na segunda-feira (16), em uma cerimonia que reuniu alunos, familiares, professores e funcionários.Além da entrega de certificados, os alunos tiveram uma palestra com o professor Mauricio Duarte sobre a “Importância da Língua Inglesa e da Informática no currículo”. O protocolo foi realizado pelas alunas do curso e de forma bilíngue.

A Educação de Jovens e Adultos é pensada como um modelo pedagógico próprio, criando situações de aprendizagem adequadas às necessidades, contemplando as funções reparadora, equalizadora e permanente, sendo que a última deve ser vista como uma promessa de qualificação, propiciando a atualização de conhecimento. Partindo desta perspectiva, e sabendo que o ser humano aprende em qualquer época de sua vida, são oferecidos Cursos Básicos de Formação de Informática Básica, Inglês Básico e Intermediário, dirigidos a maiores de 15 anos que queiram se desenvolver ou atualizar seus conhecimentos, ampliar ou complementar sua formação profissional ou crescimento pessoal.

Ofertados à comunidade em geral, com a duração de 60 horas, as aulas acontecem nas dependências da Escola Básica Municipal de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire ou de forma descentralizada, nas escolas da rede municipal e/ou empresas, centros comunitários, instituições parceiras. Os profissionais que atuam nos cursos são habilitados nas áreas. Os recursos didáticos e as atividades são elaborados especialmente para atender esta população. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, oferecer à comunidade os cursos básicos de Informática e Inglês, proporciona a ampliação dos conhecimentos. “Além disso, contribui para o aumento da autoestima das pessoas e auxilia nas chances de progredir no campo pessoal, cultural e profissional”, comentou.

Novas vagas

Atualmente estão matriculados nos cursos cerca de 200 estudantes e as matrículas para o segundo semestre estarão abertas entre os dias 30 de julho a 03 de agosto de 2018. Os documentos necessários para realizar a matrícula são: Xerox da Carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência. Telefone para maiores informações sobre os cursos: 3319 1140.