Background

Notícias

Formação para professores da Rede Municipal de Ensino

Compartilhar

A formação continuada de professores é um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional. A Rede Municipal de Educação do Município de Chapecó propõe permanente acompanhamento para complementar, mudar ou melhorar a formação já obtida, para o aprofundamento de estudos da prática cotidiana do contexto real de desempenho profissional. Antes do recesso escolar, uma série de cursos, atividades e palestras estão organizadas, para atender todos os profissionais que atuam no Município.

Para a Educação Infantil está previsto na quarta-feira (18), das 08 às 10h30 e das 13 às 15h30, palestra com Marina Lorenceti e Marcelo Wundervald, com a temática “Ética e Postura Profissional/Motivação”. Essa atividade é direcionada para os Estagiários e acontecerá no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

Na quinta-feira (19), das 08 às 11h30, terá formação sobre a temática BNCC na Educação Infantil, direcionada para Professores, Coordenadores e Gestores da Educação Infantil dos núcleos 1 e 3 na Sala Eli Camargo e do núcleo 2 na Sala Welcy Canals do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês. Ainda na quinta-feira (19), das 08 às 11h30, haverá palestra sobre “Os Códigos da Inteligência: Inteligência Socioemocional Aplicada”, com o palestrante Jefferson Rafael da Fonseca, direcionada para Professores, Coordenadores e Gestores da Educação Infantil no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes, com os núcleos 4 e 5. Na quinta-feira (19), das 13 às 16h30, haverá formação sobre a temática BNCC na Educação infantil, direcionada para Professores, Coordenadores e Gestores da Educação Infantil: núcleo 4 na Sala Eli Camargo e núcleo 5 na Sala Welcy Canals. Também quinta-feira (19), das 13 às 16h30, haverá palestra sobre “Os Códigos da Inteligência: Inteligência Socioemocional Aplicada”, com o palestrante: Jefferson Rafael da Fonseca direcionada para Professores, Coordenadores e Gestores da Educação Infantil, dos núcleos 1,2 e 3no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

Na quinta-feira (19), das 08 às 11h30, para a Educação Especial haverá palestra sobre os “Cuidado e manejo dos alunos com Deficiência”, direcionada para Professores(as) das Salas de Recursos Multifuncionais; Instrutores(as); Intérpretes de Libras; Segundos Professores(as) que atuam de 1º a 5º ano. A atividade acontecerá na APAE. Também na quinta-feira (19), das 08 às 11h30 haverá palestra sobre “Inclusão Eficiente: BNCC e Inclusão: Relação entre Competências e os Pilares Inclusivos”, direcionada para Segundos Professores(as) que atuam de 6º a 9º ano e acontecerá no Auditório da Prefeitura. Na quinta-feira (19), das 13h30 às 17 horas, para a Educação Especial haverá palestra “Cuidado e manejo dos alunos com Deficiência”, direcionada para Segundos Professores(as) que atuam de 6º a 9º ano e será na APAE. Além disso, na quinta-feira (19), das 13h30 às 17 horas, haverá palestra “Inclusão Eficiente: BNCC e Inclusão: Relação entre Competências e os Pilares Inclusivos”, direcionado para Professores(as) das Salas de Recursos Multifuncionais; Instrutores(as); Intérpretes de Libras; Segundos Professores(as) que atuam de 1º a 5º ano, que acontecerá no Auditório da Prefeitura. Na quinta-feira (19), das 8h às 11h30, haverá palestra sobre “Narrativas”, direcionada para Professores de Língua Portuguesa, que acontecerá na UNOPAR. Também das 14h às 16h, acontecerá palestra com a temática “Os códigos da Inteligência: Inteligência Socioemocional Aplicada”, com o palestrante Jefferson Rafael da Fonseca, direcionada para Professores de Língua Portuguesa, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Também da quinta-feira (19), das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17horas, haverá oficina sobre a “prática de ginástica rítmica”, direcionada para Professores de Educação Física (1º ao 9º ano) no Verdão.

Ainda quinta-feira (19) das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17h, haverá atividade com a temática “Literatura e contação de estórias”, direcionada para Professores de Língua Inglesa (1º ao 9º), na Unopar. Além disso, quinta-feira (19) das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17h, haverá palestra “Professor Pesquisador”, direcionada para Professores de Arte (1º ao 9º), na Unopar. Na quinta-feira (19), das 8h às 11h30 acontecerá palestra “História Regional e ambiental”, direcionada para Professores de História que acontecerá na Unopar. Das 14 às 16 horas, acontecerá palestra “Os códigos da Inteligência: Inteligência Socioemocional Aplicada”, com o palestrante Jefferson Rafael da Fonseca, direcionada para Professores de História no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Na quinta-feira (19) das 08 às 11h30, haverá palestra sobre “BNCC e a prática docente”, direcionada para Professores de Ensino Religioso (1º ao 9º) na Unopar. Das 14 às 16 horas, haverá palestra sobre “Os códigos da Inteligência: Inteligência Socioemocional Aplicada”, com o palestrante Jefferson Rafael da Fonseca, direcionada para Professores de Ensino Religioso (1º ao 9º), no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Ainda na programação da quinta-feira (19) das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17h haverá palestra “Revelando conceitos essenciais em Ciências Biológicas na perspectiva da promoção e prevenção da saúde humana”, direcionada aos professores de Ciências, no Auditório da Udesc.

Ainda quinta-feira (19) das 08 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 haverá palestra sobre “Entendendo melhor o conflito entre Israel e Palestina à luz da teologia”, direcionada para Professores de Geografia, na Unopar. Ainda na programação da quinta-feira (19), das 8h às 11h30 acontecerá a “Oficina de Matemática e criptografia”, direcionada para Professores de Matemática, na Unopar. Ainda das 14 às 16 horas, acontecerá palestra sobre “Os códigos da Inteligência: Inteligência Socioemocional Aplicada”, com o Palestrante Jefferson Rafael da Fonseca e direcionada para Professores de Matemática no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes.

Depois disso, na quinta-feira (19) das 8h às 11h30, acontecerá a palestra “Cinco formas de cultivar o bem estar na escola & a corresponsabilidade inevitável”, direcionada para Professores da Educação Integral, na Unopar. Das 14 às 16 horas, acontecerá a palestra “Os códigos da Inteligência: Inteligência Socioemocional Aplicada”, com o Palestrante Jefferson Rafael da Fonseca, direcionada para Professores da Educação Integral, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes. Ainda na quinta-feira (19), das 8h às 11h30, haverá atividades com as temáticas “Desenvolvendo as competências de comunicação e argumentação através do gênero textual propaganda” e “Estatística e probabilidade na Matemática e na Ciência”, direcionada para Professores do Ensino Fundamental I (4° e 5ºano), na Unopar. Ainda na programação, das 14h às 16h, acontecerá a palestra “Os códigos da Inteligência: Inteligência Socioemocional Aplicada”, com o palestrante Jefferson Rafael da Fonseca, direcionada para Professores do Ensino Fundamental I (4° e 5ºano), no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Na quinta-feira (19), das 8h30 às 10h30, acontecerá a palestra “Os códigos da Inteligência: Inteligência Socioemocional Aplicada”, com o palestrante Jefferson Rafael da Fonseca, direcionada para Professores do Ensino Fundamental I (1º,2º e 3º ano), no Teatro do Centro de Eventos. Das 13h30 às 17h, haverá atividades com as temáticas “Desenvolvendo as competências de comunicação e argumentação através do gênero textual propaganda” e “Estatística e probabilidade na Matemática e na Ciência”, direcionada pra Professores do Ensino Fundamental I (1º,2º e 3º ano), na Unopar.

Na sexta-feira (20), das 08 às 12, todos os professores da Educação Infantil ficam em suas Instituições Educativas e devem direcionar esse tempo para planejamento de ações e atividades para o segundo semestre. A tarde, das 13h30 às 15 horas, deverão participar de palestra com a temática “A ludicidade discutida a partir da música: “A música é uma brincadeira de criança”, com o Palestrante Guilherme Romanelli, direcionada para todos os Professores, Coordenadores e Gestores da Educação Infantil que acontecerá no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Na sexta-feira (20), das 09 às 10h30 para a Educação Especial, haverá palestra sobre “Criatividade e sua relação com o seu desenvolvimento musical”, com o palestrante Guilherme Romanelli, direcionada para todos os profissionais da Educação Especial, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes. Também na sexta-feira (20) a tarde é direcionada para planejamento e os profissionais devem ficar na escola em que trabalham diariamente. Na sexta-feira (20), das 09 às 10h30 haverá a palestra “Criatividade e sua relação com o desenvolvimento musical”, com o palestrante Guilherme Romanelli, direcionada para todos os professores do Ensino Fundamental I e II e Educação Especial, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A tarde, sexta-feira (20), os professores do Ensino Fundamental permanecem em suas instituições em horáriode trabalho da escola, para Planejamento.