Uma turma de pré-escola, da EPC Cyro Sosnosky, está investigando sobre as obras de arte. O objetivo é observar e compreender a intenção dos artistas ao pintar seus quadros, além de refletir sobre os sentimentos que são despertados em cada observador.
A professora regente da turma, Andressa Kaminski, explicou o objetivo da vivência. Começamos trabalhando as obras de Tarsila do Amaral, por causa da cultura brasileira, e ao longo das ações desenvolvidas, as crianças começaram a questionar sobre como as pessoas se expressavam e o que cada uma sentia ao olhar os quadros. Para ajudá-los na compreensão destas dúvidas, eu propus que observássemos outra obra, desta vez estrangeira, a Mona Lisa e conversássemos sobre ela, disse.
Andressa explicou também o cenário preparado para a atividade no pátio da escola, que incluiu poltrona, moldura e câmera fotográfica. A nossa intenção é que cada criança, uma por vez, reproduza a cena da Mona Lisa e em seu rosto expresse o sentimento que o quadro representa para si própria. Em seguida, duas colegas da turma farão o registro fotográfico do momento. Além disso, após essa etapa, todos poderão desenhar no papel a própria versão da obra, comentou.
Eduarda Paloma Vailones participou da atividade e contou sobre a experiência. Eu gostei muito da atividade. Eu fiz a pose da Mona Lisa sorrindo porque quando eu olhei para o quadro, senti que ela sorria, afirmou.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, elogiou a atividade realizada. Trabalhar com obras de arte na infância desperta a criatividade, a sensibilidade e o olhar curioso das crianças para o mundo, além de ampliar o respeito às diferenças, ao compreender que cada pessoa pensa e sente de modos diversos, disse.