Professores trocam experiências através da apresentação de trabalhos

A Secretaria de Educação de Chapecó, através da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, realizou a VIII edição do projeto “Ideias Além do Giz – EJA - 2018”, com relatos de práticas pedagógicas dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino.

O “Ideias Além do Giz – EJA - 2018” é um evento que proporciona a troca de experiências de práticas docentes, possibilitando aos educadores visualizar projetos e temáticas desenvolvidas nas diversas disciplinas do currículo, oportunizando reflexão sobre as práticas pedagógicas, metodologias de ensino, concepções de ensino e os valores que norteiam as ações do fazer pedagógico na sala de aula com o alunado da EJA. Desta forma vem fortalecer e motivar as relações das práticas docentes com o processo ensino aprendizagem.

Esta VIII Edição do Ideias Além do Giz da EJA foi contou com a apresentação de nove relatos de experiências bem sucedidas no primeiro semestre letivo: Professores Alfabetizadores: Fases I e II; Cursos Básicos de Formação: Inglês e Informática; Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais: Acessibilidade ao Currículo Escolar; Arte: Arte em Mosaicos e Tecendo as Cores do Brasil na Copa do Mundo; Ciências: Biodiversidade nos Países da Copa do Mundo; História: Viajando na História com poesia, imaginação e criatividade; Geografia: Países participantes da Copa do Mundo; Língua Espanhola: A Cultura nos países que falam a Língua Espanhola; Língua Portuguesa: Crônicas em cena – Copa do Mundo.

Um dos relatos foi o das professoras Eleia e Sabrina, que apresentaram aos colegas a experiência realizada na Escola Básica Municipal Vila Rica. Para trabalhar formas geométricas, conteúdo curricular, surgiu a ideia de construir maquete com letramento, saneamento, cores, matemática, zona urbana e zona rural. De acordo com Eléia Maria Riva, Professora Instrutora de Libras na EBM Vila Rica – Fases I e II, o a troca de experiência entre os professores é muito importante. “O Projeto Ideias além do Giz é uma proposta excelente porque são experiências e ideias bem significativas que podemos ter como base para recriarmos novas atividades agregando muito ao nosso trabalho”, comentou. Sabrina Graziele Marca, Professora Regente das fases I e II na EBM Vila Rica, destacou que as boas ideias precisam ser levadas para outras pessoas, para que aproveitem em suas escolas e dia a dia de trabalho. “Foi um desafio lançado e nós nos sentimos motivadas a realizar este trabalho, apresentar aos colegas uma atividade nossa que deu certo é muito gratificante”, finalizou.