A Rede Municipal de Chapecó apresentou, nesta quarta-feira (30), um painel sobre a implementação da BNCC Computação, cujo foco foi mostrar a experiência inovadora do município ao implementar o componente curricular de pensamento computacional na rede pública municipal. No mesmo painel, compartilharam suas experiências representantes do Estado de São Paulo. Ambos os convidados dialogaram e contaram com o apoio da Start by Alura.
Na ocasião, a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, e a Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Sueli Suttili, representaram Chapecó e demonstraram como foi realizada a implementação do Pensamento Computacional na Rede Municipal; o investimento da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, na compra de um chromebook por aluno; a capacitação dos professores para ministrar as aulas contando com todo o suporte da Start by Alura, bem como, os resultados do ensino da programação e do letramento digital aos estudantes.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, expressou a alegria de compartilhar a experiência de sucesso de Chapecó com outros locais do Brasil. Estamos muito felizes em compartilhar o sucesso do ensino do Pensamento Computacional na Rede Municipal de Chapecó com pessoas do Brasil todo. O sucesso é traduzido no cuidado e suporte semanal aos nossos professores, o que contribui para o engajamento dos alunos em vários projetos.
A Secretária de Educação, destacou ainda, que o município participou da segunda maior maratona de programação do Brasil, conquistando excelentes resultados. Chapecó sediou uma maratona de programação, no ano passado, na qual os estudantes foram desafiados a programar em uma plataforma um projeto que solucionasse um problema social identificado por eles, completou Astrit.
João Rodrigues, Prefeito de Chapecó, destacou os investimentos realizados na Educação Municipal. O nosso governo tem um compromisso com a educação de qualidade e estamos sempre realizando investimentos e inovando para que isso aconteça. Investimos aproximadamente 12 milhões de reais em sete mil chromebooks, possibilitando que cada estudante tenha o seu próprio equipamento para estudar. Somos a única cidade em Santa Catarina com essa proposta e referência para todo o Brasil, comentou o Prefeito.