Background

Notícias

Professora de Arte da Educação Infantil propõe trabalho com tintas naturais

Compartilhar

No Centro de Educação Infantil Cantinho da Imaginação, a professora de Arte Luciane Lippert Gonçalves propôs para a turma de pré-escola uma vivência relacionada ao uso das tintas naturais e dos elementos da natureza a partir da obra do artista Vincent Van Gogh.

Luciane comentou como surgiu a ideia para desenvolver a atividade. “Trabalhamos o que é a Arte e a sua contribuição para que as pessoas possam se expressar desde a antiguidade. Foi no brincar de desenhar com a turma, que pensei em introduzir o estudo das cores a partir das obras de Van Gogh que trazem os elementos da natureza e cores expressivas”, disse.

A professora explicou ainda que a escolha do tema está embasada na proximidade das crianças com a natureza e do interesse delas em interagir com as plantas e árvores com as quais têm um contato privilegiado no espaço educativo. “Aqui no CEIM as crianças têm acesso a uma área verde privilegiada, e essa proximidade fez despertar o interesse delas pela obra os girassóis de Vang Gogh, que elas escolheram para fazer uma releitura, após ouvirem a história do artista. Além disso, comentei com eles sobre as diferenças entre as cores naturais e aquelas fabricadas artificialmente, bem como os benefícios de usar tintas naturais”, completou ela.

Vitor Hugo Cella, que participou da proposta, comentou sobre o que aprendeu. “A professora fez as tintas naturais utilizando cola, água e elementos da natureza como o café para fazer a tinta marrom, açafrão para fazer a tinta amarela e erva-mate para para fazer a tinta verde”, disse ele. As colegas Isabella Vallandro Klaus e Mariah Boff Favaretto complementaram. “Na aula nós aprendemos sobre a vida do Van Gogh e conhecemos algumas obras dele. A minha preferida foi a dos girassóis”, disse Isabella. Para Mariah, o momento da pintura foi o mais especial. “Nós aprendemos sobre a história do artista, depois desenhamos a obra escolhida por nós para fazer a releitura e por fim, fizemos a pintura dos nossos desenhos utilizando as tintas naturais. Essa parte foi a minha favorita”, contou ela.

O componente curricular de Arte na Educação Infantil foi introduzido na Rede Municipal de Chapecó em 2023 e desde então, várias vivências maravilhosas foram propostas às crianças, conforme Astrit Tozzo, Secretária de Educação. “Em 2023, o nosso Currículo da Educação Infantil passou a contar com o ensino de Arte e Língua Inglesa com professores habilitados. Desde então, muitos trabalhos repletos de criatividade, que expressam o olhar das crianças sobre o mundo, têm sido realizados” disse Astrit Tozzo.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?