Os estudantes de 6º ano ao 9º ano, sob supervisão das professoras de Língua Portuguesa, Catiane Fatima Lanzarin e Rosana Bárbara Trierveiler, realizaram mais uma edição do tradicional Café Literário que ocorre todos os anos na EBM Olímpio Corrêa Figueiró.
A professora Catiane explicou o objetivo do projeto. No início do ano, todos nós, professores e equipe gestora, estruturamos um cronograma de leitura semanal; os estudantes escolheram livros na biblioteca para ler e, a cada semana, o momento de leitura das obras escolhidas acontece durante uma aula diferente. Essa dinâmica envolve a todos, estudantes e professores, explicou.
Além disso, a professora comentou quais são as expectativas dela como professora de Língua Portuguesa ao longo da realização da proposta, expressando a sua paixão pela literatura e o incentivo constante para que seus alunos desenvolvam o hábito e o gosto pela leitura. O projeto contribui para que os estudantes conheçam novas palavras, aprimorem a interpretação de textos, a compreensão e a oralidade, bem como, desenvolvam o senso crítico, tornando-se cidadãos de sucesso dentro e fora da escola, completou Catiane.
Milena Pederssetti Machado e Lucas Efraim da Silva Lisbôa, da turma de 7º ano, comentaram suas experiências como participantes do Café Literário. Foi uma experiência única, pois a gente saiu um pouco da rotina das aulas. Foi muito importante participar do Café Literário, principalmente, contar a história para os colegas porque esse ano tem também o projeto da oratória, e aproveitei para treinar o falar em público, disse Milena. Para Lucas, o momento da apresentação também foi muito valioso. Achei legal porque quando a gente está apresentando, a gente procura falar melhor, mostrar o que a gente conseguiu aprender com o livro. Eu me esforcei para ser claro na apresentação a fim de que os meus colegas conseguissem entender o que eu vi e senti no livro que escolhi afirmou ele.
Na escola, quando a leitura é parte do cotidiano, os estudantes aprendem mais e se preparam melhor para vida em sociedade. Parabenizo toda a equipe da escola pela iniciativa e desenvolvimento deste projeto tão importante afirmou a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.