Ocorreu nesta sexta-feira (16), a aplicação das provas da 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes. Participaram, aproximadamente, 3.000 estudantes do Ensino Fundamental, de 24 escolas da Rede Municipal.
Para realizar as respectivas avaliações, os estudantes, orientados por seus professores, leram, pesquisaram e debateram sobre diversos tópicos sobre o sistema solar, estrelas, galáxias, nebulosas, foguetes e demais temas relacionados. Além disso, a equipe da Secretaria de Educação organizou o treinamento online Nas Trilhas do Universo, através do canal Educa Chapecó Play, no Youtube, para reforçar alguns assuntos e tirar dúvidas dos participantes das olimpíadas.
Outra atividade realizada foi a construção e o lançamento de foguetes. Os estudantes do nível I, do 1º ao 3º ano, utilizaram canudos de refrigerante, voando com base no impulso. Os do nível II (4º e 5º ano) construíram foguetes um pouco mais sofisticados, utilizando canudos de papel e uma base de lançamento com ar pressurizado. Já as turmas do nível III (6º ao 9º ano) utilizaram garrafas PET, tubos de PVC, água e uma bomba de ar. Nesse modelo, a garrafa PET é preenchida com água e acoplada à base de lançamento. Para impulsionar o foguete, o ar é pressurizado dentro do sistema e um gatilho é acionado. O objetivo em todos os níveis é lançar o foguete o mais longe possível.
"Quero parabenizar nossos estudantes pela participação nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica. Esse esforço mostra o quanto a educação e o conhecimento científico são importantes. Agradeço também aos professores, que têm papel essencial nessa conquista e nos inspiram a seguir fortalecendo o trabalho em sala de aula", afirmou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.