No Centro de Educação Infantil Cantinho da Imaginação, a professora de Arte Luciane Lippert Gonçalves propôs para a turma de pré-escola uma experiência relacionada à Cultura Indígena e ao uso das tintas naturais.
Luciane contou que o objetivo da atividade foi aprofundar os conhecimentos das crianças sobre as tintas naturais e demonstrar a importância de seu uso na cultura indígena, na qual é bastante comum. As crianças aprenderam por meio de algumas lendas, entre elas a da erva-mate, sobre como são feitas as tintas naturais e como a cultura indígena faz a utilização delas. A experiência do grafismo indígena, com certeza, vai contribuir com o desenvolvimento das crianças no desenho, saindo da garatuja e criando os próprios traços, disse.
A família também foi convidada a participar da atividade, enviando para a instituição algum objeto da cultura indígena para a exposição. As crianças conversaram com os pais em casa e algumas delas trouxeram para a aula objetos e artesanatos que tinham em casa, enquanto outras, pesquisaram e construíram com a família utensílios utilizados na cultura indígena. Esse gesto enriqueceu ainda mais a nossa prática, complementou a professora.
Desde 2023, o currículo da Educação Infantil da Rede Municipal contempla aulas de arte na pré-escola. Investimos sempre para que a educação municipal tenha qualidade e acompanhe as mudanças e as necessidades sociais. Proporcionar aulas de Arte na Educação Infantil demonstra essa transformação da sociedade e dos documentos que regem a educação, trazendo a criança para o centro do processo disse Astrit Tozzo, Secretária de Educação.