Background

Notícias

Operação Mão Amiga encaminha 50 pessoas para a nova Unidade de Acolhimento

Compartilhar

A Prefeitura de Chapecó organizou na manhã desta terça-feira a Operação Mão Amiga- Fase Acolhida, com a participação das equipes da Prefeitura, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, SAER e Conselho de Segurança do Município. Foram recolhidas cinquenta pessoas que estavam na rua ou na Casa de Passagem e encaminhadas para a Unidade de Acolhimento Acolher Amigo, localizada na Linha Tafona, no interior do município.

A operação iniciou às 6h da manhã e contou com cerca de cinquenta pessoas, sendo vinte da Guarda Municipal. Ela foi coordenada pelo prefeito João Rodrigues, acompanhado do vice-prefeito, Valmor Scolari, do secretário de Segurança Pública, Clóvis Ari Leuze, do secretário da Família e Proteção Social, Luciano Hüning, do diretor de Segurança e Ordem Pública, Roger Lima, do Presidente do Conselho de Segurança do Município, Márcio Bueno, e da Diretora de Acolhimento e Apoio de Dependentes, Paula Gai. A Secretaria de Saúde deu apoio com ambulância.

“Hoje inicia um novo processo, com nossas equipes e apoio das Forças de Segurança, em que vamos zerar a população de rua de Chapecó. Todos serão encaminhados ou para tratamento, ou internamento ou então para cursos e oficinas de capacitação, que serão oferecidos pela Prefeitura. Nós queremos ajudar as pessoas a ter algo melhor, ajudar as famílias que estão sofrendo e também com isso melhorar a segurança nas ruas”, disse o prefeito João Rodrigues.

As equipes foram divididas em quatro frentes de ação. Uma foi para a Casa de Passagem, onde foram recolhidas 14 pessoas que vão para o novo endereço. Na Casa de Passagem somente ficou quem está trabalhando.

Outra equipe foi para a Área Verde do bairro Efapi. A terceira equipe foi na região dos motéis e uma quarta equipe para a região do São Pedro. Dos 55 moradores em situação de rua que haviam sido mapeados, cinquenta foram localizados. Durante a operação uma mãe também solicitou o internamento do filho, pois está envolvido nas drogas e ameaçando ela e marido. Vizinhos elogiaram a ação, que contou com motocicletas, carros, ônibus e micro-ônibus.

Na Unidade de Acolhimento da linha Tafona, que tem área de 20 mil metros quadrados, as pessoas receberam um café da manhã, com sanduíche, café com leite e frutas. Depois foi iniciada uma triagem e avaliação médica. De acordo com a diretora de Acolhimento, Paula Gai, uma pessoa acabou sendo internada involuntariamente, uma pessoa foi levada para a casa da família em Xanxerê e três para suas famílias em Chapecó. Os demais devem ficar alojados voluntariamente no Acolher Amigo, onde terão estrutura de dormitório, banho, cozinha, área de lazer, campo, piscina, horta e espaço para cursos.

Haverá cursos na área de construção civil, cabeleireiro, serigrafia e mecânica, entre outros.

Desde o início do programa, em 2022, já foram atendidas 567 pessoas. Destes, 240 estão bem, trabalhando e retornaram suas atividades e ao convívio familiar. Outros 50 tiveram retorno familiar para outros municípios. Tem 81 pessoas em tratamento em comunidade terapêutica, cinco em clínica de desintoxicação, cinco em residencial terapêutico e um em família acolhedora.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?