A campanha nacional Maio Laranja foi criada para reforçar a importância da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, é o marco nacional de enfrentamento dessa violação de direitos.
Com o objetivo de sensibilizar, informar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da proteção integral das crianças, os Núcleos de Apoio Multiprofissional aos Estudantes estão desenvolvendo diversas ações, como rodas de conversa e distribuição de materiais de apoio para os estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino.
O psicólogo Edson Stapassola comentou sobre as atividades realizadas. Estamos conversando com as crianças e explicando o que é o Maio Laranja, informando como podem identificar situações de violência e como buscar ajuda junto a um adulto de confiança quando algo desconfortável acontecer, explicou.
Edson reforçou ainda que um material de apoio foi entregue com o objetivo de auxiliar as crianças no entendimento do assunto. Na cartilha que entregamos aos estudantes contém o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de algumas atividades lúdicas que explicam quais são os direitos deles. No informativo há também, números dos órgãos competentes para receber denúncias e fornecer ajuda, como o Conselho Tutelar, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso e do Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, declarou.
A escola é um espaço privilegiado para a escuta, o acolhimento e a orientação segura de crianças e adolescentes. As nossas equipes dos Núcleos de Apoio Multiprofissional aos Estudantes estão sempre atentas e atuantes junto às escolas para desenvolver ações educativas para a prevenção de qualquer tipo de violência contra os nossos estudantes, afirmou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.