O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Chapecó, que faz parte da Rede CIEVS Nacional, recebeu, na semana passada, uma visita técnica da equipe do CIEVS Estadual de Santa Catarina. A agenda teve como foco principal o fortalecimento das ações de preparação, alerta e resposta às potenciais emergências em saúde pública e articulações estratégicas voltadas ao plano de contingência municipal, que visa o atendimento a múltiplas vítimas em situações de urgência e emergência.
Além da equipe do CIEVS, da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram presentes técnicos da Regional de Saúde de Chapecó, Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde, reforçando o caráter intersetorial de ações como a implantação do plano de contingência para atendimento a múltiplas vítimas de desastre do município. Durante o encontro foram discutidos fluxos de comunicação, protocolos de resposta rápida e a integração entre os níveis estadual e municipal de vigilância.
O secretário municipal de Saúde, João Lenz, destacou a relevância da vigilância em saúde como ferramenta essencial na resposta a emergências. Chapecó está se preparando de forma contínua para o manejo de situações de urgência. Essa articulação com o CIEVS estadual reforça nosso compromisso com a saúde pública e a proteção da população, afirmou Lenz.
A diretora de Atenção à Saúde do município Gessiani Larentes, também ressaltou a importância da parceria técnica entre os entes federativos. Fortalecer os laços com o CIEVS estadual nos permite alinhar estratégias, aprimorar o processo de trabalho, compartilhar experiências e qualificar ainda mais nosso plano de resposta a eventos adversos que possam impactar a saúde da população, pontuou.
A apoiadora institucional do CIEVS Estratégico Municipal de Chapecó, reforçou que as atividades desenvolvidas pela unidade no município são desenvolvidas em parceria com as áreas técnicas. A articulação cotidiana do CIEVS com os profissionais da secretaria municipal de saúde e a articulação intersetorial, no desenvolvimento das ações de preparação, alerta e resposta, garante a qualidade do serviço prestado a população, em tempo oportuno.
A visita técnica marcou mais um passo no esforço conjunto entre município, estado e região para aperfeiçoar a vigilância em saúde e garantir uma resposta ágil e eficaz em situações de risco, fortalecendo a capacidade de Chapecó em proteger sua população diante de emergências em saúde pública.