Programa Municipal prepara jovens para o mercado de trabalho

Os jovens que participam do Programa Primeiros Passos irão receber capacitação pelo CIEE - Centro de Integração Empresa e Escola SC visando a preparação para o mercado de trabalho. As oficinas iniciaram na quarta-feira (01), acontecerão quinzenalmente nas quartas-feiras e terão duração de 02 horas.

De acordo com Briana Picolotto, psicóloga do CIEE, o Programa de Desenvolvimento Estudantil tem como objetivo oferecer oficinas socioeducativas para capacitar jovens e prepará-los para acessar o mundo do trabalho. “Prepará-los para se portar em uma entrevista, responsabilidades e comprometimento que um trabalho exige, noções que além de ajudar na hora de conseguir um emprego também traz conhecimento para a vida”, comentou.

Ela explica que no Programa Primeiros Passos, serão 06 encontros abordando as temáticas relacionadas ao mundo do trabalho, envolvendo as temáticas comunicação, processos de seleção em empresas, marketing pessoal, criatividade, comportamento e postura profissional, elaboração de currículo. “O objetivo principal é capacitar os jovens em vulnerabilidade social, oportunizando condições de acesso ao mundo e mercado de trabalho”, explicou.

Programa Primeiros Passos

O Programa Primeiros Passos é mantido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. O programa era o antigo Postinho do Pequeno Lavador, que seguindo determinação do Ministério do Trabalho, mudou suas atividades e funções e passou a ser um espaço que oferece cursos e oficinas a 32 adolescentes no contra turno escolar.

No espaço os jovens participam de oficinas de artes, violão, Karatê e informática, além de oficinas de jogos de mesa e recreação e ainda recebem apoio para fazer as atividades da escola. Tem como principal objetivo, manter os jovens ocupados e aprendendo, mantendo eles em ambiente saudável e os preparando para a vida. Os jovens que participam das atividades do Programa Primeiros Passos, são selecionados pelos serviços da Assistência Social municipal, através dos CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.