Background

Notícias

Cidade do Idoso completa 10 anos

Compartilhar

Há 10 anos surgia a Cidade do Idoso em Chapecó. Um espaço pensado para atender os chapecoenses com mais de 60 anos, visando trazer qualidade de vida, bem estar e atendimento especializado para aqueles que muito já fizeram por Chapecó. Atualmente, mais de 1.800 idosos estão cadastrados para participar da Cidade do Idoso, um serviço mantido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. Visa trazer qualidade de vida aos idosos em um espaço pensado e direcionado aos idosos, com atividades físicas e troca de experiências. O horário de atendimento é das 08 às 12 e das 13 às 17 horas.

No espaço, os usuários têm acesso à oficina de informática, sala de cine vídeo, grupo de dança, ginástica, musculação, pilates, grupo vocal, caminhada orientada, hidroginástica, Hora Cultural, Shows de Talentos, Campeonatos, Palestras Educativas, jogos de mesa (canastra, dominó, sinuca, três sete) e de bocha. Eles podem participar ainda do curso de alfabetização para idosos e recebem atendimento na área da saúde. Além disso, está instalada na Cidade do Idoso a Cozinha Comunitária. O espaço fornece gratuitamente aos idosos cerca de 250 refeições por dia. Além de todos os serviços oferecidos pelo município, tem ainda os parceiros que oferecem serviços gratuitos aos idosos.

Para participar da Cidade do Idoso é necessário ter no mínimo 60 anos. Para realizar o cadastro na Cidade do Idoso é necessário documento de identidade e comprovante de residência. Depois disso, os idosos passam por avaliação médica que direcionará cada idoso para as atividades físicas que pode realizar. Cada um idoso poderá frequentar o espaço pelo menos duas vezes por semana.

Programação festiva

Para marcar os 10 anos da Cidade do Idoso, na quinta-feira (09), na Cidade do Idoso, acontecerá o Céu Aberto dos Idosos. A programação inicia as 09 horas com diversos atendimentos oferecidos. Os parceiros serão o SESC, Cristal Ótica, Unoesc, Erva Mate Anzolin, Monica Omori Terapeuta Ocupacional, Escola Mano Muniz, Unochapecó, Fiesc – SESI, UMIC – Universidade da Melhor Idade, Ótica Diniz, Uceff.

Ser idoso em Chapecó

Além da Cidade do Idoso, os idosos chapecoenses tem diversas atividades e serviços específicos para atendimentos, entre eles o Projeto Superidade e a UMIC - a Universidade da Melhor Idade iniciou suas atividades em 2011 e é um projeto desenvolvido em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Unoesc Chapecó. Em 2018 a UMIC está em sua 5ª turma de Extensão (com duração de 02 anos) e 4ª turma de Especialização (com duração de 01 ano). As aulas acontecem nas terças e quintas-feira, das 13h45 às 17 horas, com atividades teóricas e práticas, buscando a valorização dos idosos perante a família e a sociedade. Entre as disciplinas oferecidas estão: Planejamento Financeiro e Pessoal; Relacionamento familiar e gerações; Saúde e qualidade de vida; Fotografia; Seminário I; Informática I, atividades físicas, dança, Educação Ambiental, Jogos de Tabuleiro e Iniciação ao Teatro.

A UMIC tem o proposito de oferecer ensino e conhecimento as pessoas com mais de 60 anos que residam em Chapecó. Desde seu inicio, já passaram pela UMIC, mais de 350 estudantes, oportunizando a realização de sonhos, conquistas de novos amigos e conhecimentos fundamentais visando sempre melhorar a qualidade de vida. Uma das alunas é Regina Clotilde Sponchiado, de 62 anos que mora no bairro Jardim Itália. Ela conta que ficou “encantada e impressionada” com o contexto da UMIC e com as histórias que ouviu quanto participou em 2016, da formatura do cunhado que participou do programa. Para ela é importante participar e fazer parte da UMIC para manter a mente ativa, melhorando o relacionamento com as pessoas e para obtendo conhecimento. “Estar na UMIC é uma oportunidade única, pois o curso traz muito conteúdo em diversos assuntos”, afirmou. Em 2005, Eloir Terezinha Rossoni, de 62 anos veio morar em Chapecó para ficar mais próxima dos filhos. Para ela, participar da UMIC é a realização dos sonhos de aprimorar os conhecimentos, tornando os dias incríveis e transformando a vida de forma integral por proporcionar melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável. “Os nossos professores e a coordenação da UMIC são habilitados, capacitados e preparados para trabalhar com a gente”, comentou.

Projeto Superidade Chapecó

O Projeto Superidade é realizado pela Prefeitura de Chapecó, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e oferece desde 2005 atividades como ginástica, bocha e esportes adaptados para idosos. O objetivo do projeto é promover a prática de atividades físicas e estimular uma melhor qualidade de vida. Atualmente são atendidos 1.554 idosos, em 42 locais do município, com aulas duas vezes por semana em cada grupo. Os professores realizam com os grupos atividades de ginástica, recreação, alongamento, dança, jogos adaptados e brincadeiras.

O casal João Boller e Mariza Piccoli participa do projeto nas aulas no bairro São Cristóvão e, além disso, fazem caminhada duas vezes por semana, participam da Cidade do Idoso e vão no grupo de idosos que se reúnem todas as quartas-feiras. Pàra Mariza participar do Superidade e de todas essas atividades é fundamental, além do exercício físico, faz bem para alma. “Eu me sinto bem, sou bem disposta e ágil. Posso ser idosa, mas estou fisicamente bem”, comentou. João acrescenta que os exercícios são fundamentais para não ‘entrevar’ os nervos. “Eu sempre tenho alguma atividade, não posso ficar parado”, destacou.

Para participar do Projeto, os idosos devem podem procurar a Secretaria de Assistência Social e fazer um cadastro. É necessário ter mais de 30 anos e ter atestado médico autorizando a prática de atividades físicas. Também é possível procurar diretamente os ginásios e centros comunitários dos bairros onde as atividades são realizadas e conversar diretamente com os professores. No projeto Superidade existem duas categorias: máster para pessoas com idade entre 30 e 59 anos e os idosos com mais de 60 anos.