Alunos desenvolvem a criatividade por meio de atividades artísticas

Com um pedaço de arame, massa de modelar e muita criatividade, eis que surge um personagem em 3D. Construído pelas mãos de crianças de 7 e 8 anos da turma do 2º ano da Escola Básica Municipal Olímpio Correa Figueiró, no Bairro Belvedere, o Projeto da disciplina de Artes fez uma releitura da obra “A Boneca” de Tarsila do Amaral e trouxe para os alunos diferentes formas de desenvolver a expressão artística.

As atividades programadas pelo projeto trouxeram para dentro da escola diversas experiências e informação. A ideia inicial era desenvolver nas crianças a expressão artística a partir do contato com as artes, mas muito mais que isso estimulou a criatividade, a construção do conhecimento e o desenvolvimento integral a partir das artes.

Os pequenos receberam a visita da Bailarina do Ballet Bolshoi de Joinville que contou um pouco de suas experiências, tiveram contato com as artes cênicas, realizaram trabalhos manuais com modelagem de massinha, desenhos e pintura, leituras de diferentes textos e apreciação de obras de arte. “A gente precisou ler, desenhar e estudar. Estudamos sobre a dança e recebemos a visita de uma bailarina lá do Ballet Bolshoi nos visitar, contou para nós como é o dia a dia de uma bailarina, foi lindo”, contou a aluna Julia Correa Martini, de 8 anos.

Para finalizar as crianças usaram materiais simples para recriar, de acordo com a criatividade e imaginação individual, a sua obra de arte. “Desenvolvemos este projeto para trabalhar a questão das emoções, sentimentos, expressões, eles realizaram a modelagem com massinha de modelar das expressões fisionômicas como alegria e tristeza. A arte assim como a água, o ar e os sentimentos, também é essencial para a vida das pessoas, uma vez que está presente em quase tudo”, explica a professora Janete Inez Capitanio.