Os educandos das turmas dos maternais A e B do CEIM Oracílio Costella participaram de uma socialização entre as duas turmas e mergulharam no mundo mágico dos clássicos infantis através do Projeto Literaturas Infantis: Um Mundo de Imaginação e Fantasias. Na ocasião, umas das atividades trabalhadas foi a confecção da capa da chapeuzinho vermelho e a máscara do lobo mau. Depois de prontas, as crianças brincaram juntas livremente pelo solário. No segundo momento, as professoras, estagiárias e coordenadora pedagógica, apresentaram a história da Chapeuzinho Vermelho através de uma encenação para todas as crianças do CEIM. Durante a realização do projeto as crianças viajaram no mundo da imaginação e da fantasia.
A professora Daniela Vorma Tomalok, da turma do Maternal C, diz que a imaginação e criatividade a partir da história, por parte das crianças, teve maior destaque, através do manuseio de livros infantis e a participação em construir suas próprias histórias. Além disso, ela comenta que as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre o lobo, onde eles tinham maior curiosidade. A socialização entre as crianças foi muito relevante, pois eles se conheceram melhor e trocavam experiências através das histórias que estavam sendo socializadas, contribuindo para o aprendizado das mesmas, esclareceu.
A professora Fabiane Giombelli, da turma do Maternal A destaca que eles exploraram as diferentes literaturas contribuindo no aprendizado, vivenciando momentos lúdicos, demonstrando expressão imagética, fantasiando e criando por meio da imaginação. Ela explica que as crianças souberam recontar as histórias a partir das experiências, tendo bastante preferência pelo personagem do lobo. Durante as produções em sala, as crianças demonstraram interesse e em alguns momentos cantavam a música da história da Chapeuzinho. A socialização foi produtiva, por mais que no início procuravam os colegas de sala, mas aos poucos foram se integrando com mais facilidades, principalmente os meninos. É necessário esses momentos de socialização entre turmas para que juntos possam aprender e se desenvolver, esclareceu.
A Coordenadora Pedagógica, Jéssica Maria Jan Sartor, relata que o brincar traz consideráveis contribuições ao desenvolvimento infantil. Através da brincadeira e socialização a criança conhece o mundo, aprende a distinguir entre a realidade e a fantasia, possibilitando o surgimento crescente de sua consciência, finalizou.