Os alunos do pré-escolar do Centro de Educação Infantil Municipal São Pedro levaram para casa uma atividade diferente. Envolvendo a família e material reutilizável, deveriam confeccionar um personagem do folclore brasileiro. A atividade é parte integrante do projeto Valorizando o Folclore Brasileiro e tem por objetivo, além de oferecer às crianças o conhecimento e ensinar a respeitar os diferentes tipos de cultura resgatando as diferentes tradições, fazer com que os pequenos se apropriem das principais manifestações folclóricas, passando a valorizar nossa cultura e a dos outros.
Em sala de aula, as crianças tiveram acesso a muitos suportes diferentes para compreenderem o Folclore e seus personagens: livros, filmes, contações de histórias, desenhos e colagens, e por fim a atividade da família que serviu como incentivo à união e à participação das famílias no Ceim. Na casa do aluno João Bernardi Alves, reuniram-se quatro gerações na confecção do Saci-Pererê: a Bisavó, a avó, a mãe e o filho. A mãe de João, Vanessa Bernardi, disse que esse projeto foi uma boa ideia, porque uniu a família. Todos interagem com as crianças, usamos livro de história e de literatura para pesquisa para escolher qual faríamos e por sugestão do João, escolhemos o Saci, comentou.
O aluno Richard dos Santos Putzel, de 05 anos, também fez um Saci. Ajudei meu pai até colocar o gorro e os olhos, depois colocamos na garrafa. Aprendi cantar a musiquinha do saci também, disse. A professora Fátima Simonetti, comentou que trabalhar o folclore é muito importante para que os alunos entendam as histórias e as lendas e não tenham medo das personagens. Ela disse que para trabalhar o assunto, foram usados livros, cantigas, brincadeiras e filmes e, com isso, o resultado foi impressionante. As crianças demonstraram encantamento, as famílias estão colaborando em massa com os mascotes que deveriam confeccionar. É muito gratificante quando as famílias apoiam e colaboram, pois, a aprendizagem se torna ainda mais significativa, explicou.
Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, oferecer às crianças e familiares a possibilidade de interagir nas tarefas escolares, certamente contribuirá para que ocorra maior apropriação do conhecimento. Isso porque todos nós temos uma cultura que se forma das relações e convivência com o mundo que nos cercaetodas as experiências que passamos refletem na formação da nossa própria cultura e da identidade, finalizou.