Atividade envolve crianças na identificação de instrumentos musicais

Com o objetivo de identificar diferentes instrumentos musicais bem como perceber e diferenciar seus sons, ouvir e explorar os sons através das fontes sonoras (altura, duração, intensidade), conhecer e reconhecer os sons da natureza e contato direto com os instrumentos, sabendo qual é o seu, o do outro, que tipo é, e que som possui. Esse foi o objetivo de uma atividade realizada no Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela, localizado no bairro Passo dos Fortes em Chapecó e que envolveu 425 crianças.

Em uma parceria entre os familiares e o Ceim, as turmas do berçário a pré-escola, precisaram construir diferentes instrumentos musicais com materiais alternativos. Além de identificar e diferenciar diversos instrumentos contribuiu para a socialização das crianças. A atividade foi uma iniciativa das Professoras de Linguagens Patricia Bueno e Fernanda Tonet que pensaram na musicalidade como sendo um papel primordial para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento dos educandos.

Fabiano Peron é o pai do aluno Lorenzo da pré-escola. Para ele, foi desafiador e gratificante participar junto com o filho desse projeto, porque como trabalha o dia todo sobra pouco tempo para interagir com o filho, e o projeto trouxe a possibilidade de fazer uma atividade juntos. Ele conta que a escolha do instrumento foi fácil, decidimos pela bateria, desde a procura dos materiais recicláveis até mesmo as sucatas, foi bem bacana. “O Lorenzo estava todo preocupado de como iríamos fazer o instrumento. Foi muito bom fazer, porque a gente pensa a vai dar muito trabalho, mas depois que termina nos deixa muito feliz de termos realizado uma atividade com nosso filho, e ele adorou levar para a escola o instrumento”, explicou.

O aluno Lorenzo Peron, da pré-escola, tem 04 anos gostou muito da atividade. “Eu achei uns negocinho fino preto e também cinza e o meu pai achou um papelão e um adesivo pra colar no papelão. A minha mãe achou uma lata e também uma tampa como prato e mais um tambor igual a minha vó achou”, explicou. O aluno João Paulo Marques da Costa, da pré-escola também fez uma bateria. “Eu trouxe uma bateria que a mãe me ajudou a fazer e foi legal fazer”. Já o aluno Felipe Deparis, da pré-escola, de 04 anos, fez um violão. “Eu trouxe um violão que a minha mãe fez as cordinhas, o meu pai fez a madeira, minha mãe pintou e eu coloquei adesivos”, explicou. A aluna Sofia Laura Migliorini, pré-escola, 04 anos, com a ajuda da mãe, do pai, da irmã e do cunhado, também fez uma bateria. “Eu montei umas latinhas antigas de tinta com uns pratinhos e com pedaço de tábua, os pezinhos de ferro e uma madeira para colocar a bateria em cima, eu gostei muito de fazer minha bateria”, finalizou.