Background

Notícias

Lixo no chão, não! Prefeitura é parceira do Dia Mundial da Limpeza que acontece em Chapecó

Compartilhar

Imagine um mundo em que as cidades sejam totalmente limpas, sem lixo ou entulhos nas ruas e com destino correto dos resíduos. Seria perfeito não é mesmo? Mas sabemos que ainda há muito caminho a trilhar antes disso se tornar realidade. E são algumas ações que buscam dar os primeiros passos. Uma delas é o Dia Mundial da Limpeza, uma atividade que teve início em 2008 na Estônia e hoje conta com a participação de 150 países, entre eles o Brasil, com mais de 300 cidades inscritas. Este ano é a primeira vez que a ação acontece em Chapecó e a Unochapecó, por meio da Comissão Uno Solidária, é parceira dessa dinâmica.

De acordo com a professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade, Eliara Solange Müller, foi após ver a divulgação do dia Mundial da Limpeza que ela decidiu cadastrar o município no projeto. "Depois que cadastrei a cidade, comecei a movimentar as pessoas e praticamente todas elas aderiram", comenta. A atividade realizada em Chapecó conta com a participação de entidades públicas e privadas e vários voluntários.

A ação iniciou no dia 11 deste mês e segue até dia 15. O objetivo é que o grupo de voluntários reúna-se em diferentes locais para coletar o maior número de lixo, juntamente com a comunidade presente. "Nos dias de atividade, a gente vai até os locais e fazemos uma fala de iniciação, explicamos o lema do projeto que é `Lixo no chão, não!` e depois as pessoas recebem luvas, um saco de lixo e literalmente a gente passa recolhendo o lixo que está no chão. Com o intuito, também, desse lixo recolhido já ser separado, para que não fique todo misturado", explica Eliara.

No primeiro dia de atividade (11/09), a coleta de materiais aconteceu na Escola Indígena Ensino Fundamental Sãpe Ty Kó. No dia 12, foi a vez de atender as escolas EEB Marechal Bormann, EEB São Francisco e EEB Coronel Ernesto Bertaso. Hoje (13/09), a escola atendida foi a EEB Tancredo de Almeida Neves. Até esse momento, foram registrados a participação de 353 voluntários e 356 kg de lixo recolhido.

Amanhã (14/09), acontece a visitação nos seguintes locais: EEB Pedro Maciel, EEB Geni Comel, EEB Saad Sarquis, EBM Diogo Alves da Silva, Policlínica do Efapi, EEB Condá, Reserva Indígena Condá e EEB Água Amarela. E no dia 15, nos loteamentos do bairro Seminário e na Escola Fen-nó, no Toldo Ximbangue.

Para Eliara, participar do Dia Mundial da Limpeza é gratificante. "O lixo é responsabilidade de quem produziu e vai ficar no nosso planeta, que é a nossa casa. Participar das ações é motivador, ver estudantes preocupados com a causa, recolhendo lixo do chão, contribuindo com a esperança de um mundo mais responsável socialmente e ambientalmente. Desejo que cada cidadão de Chapecó possa seguir este exemplo, primeiro, de dar o destino correto para o seu lixo e, segundo, de recolher cada lixo que vê no chão", finaliza.

Saiba mais

Com ações e serviços focados na conscientização sobre a importância e responsabilidade das pessoas quanto à destinação correta do lixo, a Administração Municipal, possui os Ecopontos. No local, uma equipe de trabalho organiza a separação adequada. Só são recebidos resíduos de pessoas físicas. Na hora de fazer o descarte, o morador realiza um cadastro. “Cada um é responsável pelo seu lixo e deve dar a ele o destino correto. Esta é uma alternativa importante que encontramos para evitar que esses resíduos sejam descartados geralmente em terrenos e passeios públicos. A permanência deste serviço facilita o descarte feito pelos moradores, disponibiliza um local específico para estarem depositando esses resíduos”, explica o Secretário de Infraestrutura Urbana Ivaldo Pizzinatto.

Em pouco mais de um ano de funcionamento o Ecoponto recebeu mais de 1300 itens. Um levantamento feito pela Secretaria mostra que 40% destes materiais recebidos são provenientes de poda e capina. Na sequência vêm os eletroeletrônicos que correspondem por 35% e por último os eletrodomésticos, com 19%. Um Ecoponto está localizado na Secretaria de Infraestrutura Urbana, Rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo à UPA 24horas e o outro está na Superintendência do bairro Efapi, Ruas Garças. O horário de recebimento é das 7hs às 13hs. No espaço estão dispostos quatro containers para o recebimento dos seguintes resíduos:

• Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);

• Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);

• Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas);

• Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados).

É importante destacar que não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, lâmpadas, material hospitalar, pneus, entulhos e materiais de construção. Com relação aos móveis, os mesmos devem ser desmontados antes do descarte. Não são aceitos móveis inteiros. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.

Cuidados com o Aedes Aegypti

Combater o mosquito Aedes Aegipty deve ser uma preocupação diária de todos, visando especialmente eliminar os criadouros do mosquito. Tanto no verão, quanto no inverno o trabalho das equipes de combate da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, não param. De acordo com Douglas Fritzen, Coordenador da Vigilância Ambiental de Chapecó o principal foco das atividades são a prevenção e sensibilização da comunidade. A orientação dele é para que a população receba os agentes e siga as orientações repassadas. “A principal orientação é para que as pessoas eliminem qualquer recipiente que possa acumular água, pois até mesmo o menor dos potinhos pode ser um criadouro”, explicou.

Segundo Douglas, dos criadouros encontrados, 50% estão em lixos, sucatas ou entulhos; 15% em depósitos móveis como baldes por exemplo; 16% em cisternas; 09% em pneus; 8% em piscinas e também 2% em depósitos naturais. “A água parada potencializa o crescimento e desenvolvimento do mosquito, por isso precisamos eliminar todos os reservatórios que possam acumular água, tudo começa por ai”, esclareceu. A orientação às pessoas é para que confiram dentro de casa: ralos, floreiras, fontes ornamentais, vasos sanitários e aquários; do lado externo: conferir reservatórios que possam acumular água: calha, cisternas e caixas de água; piscinas precisam ter água tratada e no caso de piscinas de plástico a água precisa ser eliminada assim que terminar de usar; pneus precisam ser destinados ao Ecoponto.

Dicas:

• Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;

• Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

• Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada. Além disso, mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água;

• Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

• Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente; mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;

• Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador. (Com informações de Unochapecó e Prefeitura de Chapecó).