Lançamento de Cartilha Educativa marca a abertura da Semana Nacional de Trânsito em Chapecó

A programação segue até dia 22 com ações de orientação e educação no trânsito de Chapecó

Com o tema “Nós somos o trânsito”, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade, realizou nesta segunda (17) a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito 2018 em Chapecó. Com a presença de entidades, órgãos de segurança pública, Agentes de Trânsito e Secretarias Municipais, o evento teve como finalidade apresentar e divulgar a programação completa das atividades que serão realizadas até o dia 22 de setembro.

A abertura marcou também o lançamento oficial da Cartilha de Orientação no Trânsito desenvolvida pela Administração Municipal com o objetivo de orientar a população sobre pontos que necessitam de mais atenção no trânsito em Chapecó. O material será utilizado em ações educativas em escolas, com os motoristas e pedestres.

De acordo com a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe, este ano a campanha vai trabalhar a conscientização dos motoristas e pedestres quanto aos problemas mais comuns identificados na mobilidade urbana da nossa cidade. “Hoje nós ganhamos cerca de 500 veículos a mais por mês no trânsito de Chapecó, diante disso não temos alternativa, temos que aprender a compartilhar. O trânsito é de todos nós, a cidade é de todos e por isso precisamos pensar nisso juntos, com atitudes individuais que serão capazes de mudar o coletivo”, reforça a Secretária. As ações estarão voltadas para a orientação quanto ao uso correto de rotatórias, embarque e desembarque em escolas, uso das vagas de estacionamento para idosos e deficientes.

Outras duas novidades também fazem parte da programação da Semana Nacional de Trânsito no Município. A primeira é a criação do mascote dos Agentes de Trânsito que passa a integrar as ações educativas principalmente nas escolas. E a segunda é com relação ao aplicativo Digipare utilizado no estacionamento rotativo de Chapecó, que agora passa a restituir os créditos do usuário após 15 minutos de uso.

Programação

As ações previstas para a Semana foram pensadas buscando a garantia da segurança no trânsito, com destaque para a distribuição da Cartilha de Orientação no Trânsito nas unidades de ensino e vias da cidade; Blitz educativas sobre o uso das rotatórias, faixas de travessia, embarque e desembarque de escolares, não estacionar em faixa dupla e estacionamento em vagas especiais; Palestras em escolas e empresas;

A programação encerra no sábado (22) em frente a Praça Coronel Bertaso com orientações aos motoristas, esclarecimento de dúvidas sobre o trânsito e distribuição de material educativo. “A Semana está inserida no contexto da preocupação do Governo Municipal com a mobilidade urbana e com a qualidade de vida da população”, enfatizou o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.