Background

Notícias

Cultura popular: Inscrições abertas para curso gratuito de Imersão musical

Compartilhar

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de iniciação em Ritmos da Cultura Popular. O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó e oferecerá aulas de imersão musical gratuita para mulheres.

As aulas acontecerão entre 20 de outubro e 8 de dezembro, aos sábados e consiste em teoria e prática em ritmos populares latinos como o côco, samba, cacuriá, chacarêra. Além de conhecimentos sobre cultura popular, teoria musical, etnomusicologia e, principalmente, práticas de percussão.

A ideia é oportunizar a profissionalização do Grupo Manivas e outras mulheres parceiras do Coletivo, que é composto por 10 mulheres percussionistas, idealizado pelo casal Isaías Alves e Joana Golim e existe há 2 anos em Chapecó com propósito de inserir as mulheres nos ritmos brasileiros, especialmente nordestinos.

Além de artistas, o curso pode ser útil para educadores por propiciar o uso da música popular em atividades. A carga horária soma 30 horas. A inscrição pode ser feita pelo link https://goo.gl/forms/UIP7Az2fYQq4NAtF2 . Outras informações pelo telefone WhatsApp 49 9 9999-1043.

O que é o Edital das Linguagens?

O Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó é um dos principais incentivadores da produção cultural local. Trata-se de um prêmio, destinado a projetos culturais. Os proponentes selecionados, após avaliação, recebem uma verba para desenvolver os seus projetos, e como contrapartida social desenvolvem ações gratuitas junto à comunidade, oportunizando a construção do conhecimento, oferecendo novas experiências e democratizando o acesso à arte e a cultura. Em 2018 foram 39 projetos contemplados nas áreas de Artes Populares, Artes Visuais, Dança, Livro-Leitura e Literatura, Música, Audiovisual, Teatro, Formação em Cultura, Eventos Artístico-Culturais, Patrimônio Cultural Material e Imaterial.