Lei institui Semana da Paz e Não Violência em Chapecó

Hoje, 21 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Paz, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para celebrar a data, o Prefeito Luciano Buligon sancionou nesta tarde a Lei Nº 7.190, que Insitui a Semana da Paz de Não Violência no Município de Chapecó.

A partir de agora, anualmente, será inserida no calendário de datas comemorativas do Município, a “Semana da Paz e Não Violência”, a ser celebrada no mês de setembro, na semana que abrange o dia 21. A Lei foi sugerida pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. “É mais uma oportunidade para inspirar e motivar escolas, empresas, instituições e organizações da sociedade civil a promoverem ações de difusão da Paz, como forma de fomentar bons princípios e valores entre os chapecoenses”, acrescentou o Prefeito.

Outras ações pela Paz em Chapecó

Em 2017, na mesma data, o Prefeito Buligon instituiu o Decreto Nº 34.700, que determinou a divulgação e difusão dos Princípios do “Desporto no Serviço da Humanidade”, instituídos pelo Papa Francisco, em 2016. “A iniciativa para Chapecó ser uma Embaixadora dos Princípios do Desporto foi de Sua Excelência, o Papa Francisco, e essa será a nossa missão”, explicou o Prefeito.

O Papa Francisco acredita que “O Desporto, na sua forma mais simples, é uma das mais extraordinárias atividades humanas”. Considerando que a difusão dos princípios do Desporto despertam nos chapecoenses a importância destes valores para uma sociedade melhor, o Município implantou ações de difusão dos seguintes princípios:

1º COMPAIXÃO, 2º RESPEITO, 3º AMOR, 4º ILUMINAÇÃO, 5º EQUILÍBRIO e 6º ALEGRIA.

“Em 2017 tivemos a honra de comemorar grandes feitos em favor de um mundo mais pacífico. Chapecó já integra a Rede Mundial de Prefeitos pela Paz, a convite dos Prefeitos de Hiroshima e Nagasaki; é Embaixadora Oficial dos Princípios do Desporto, colocando o Esporte a serviço da Humanidade. E agora também inclui em seu calendário de datas comemorativas a Semana da Paz e Não Violência. Muito nos honra a oportunidade de espalharmos por Chapecó e região valores que ajudarão a transformam a vida de milhares de pessoas”, finalizou Buligon.