Dia D Saúde incentiva a prática de atividades físicas

Ação contou com inauguração de pista de caminhada no Complexo Esportivo Verdão e do Vercão, além de diversas atividades para cuidar da saúde

Praticar exercício físico é essencial e, para incentivar os moradores de Chapecó a terem esse hábito, o Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, inauguraram no fim de semana, no Complexo Esportivo Verdão, a Pista de Caminhada e o Vercão.

A Pista de Caminhada está localizada em uma área de mata aos fundos do campo de futebol. A antiga pista foi recuperada e totalmente britada para oferecer uma caminhada mais segura. “Além da revitalização de acordo com orientação de profissionais de educação física do Núcleo de Academias e da Secretaria, o local foi limpo e a segurança no Verdão foi reforçada para garantir mais tranquilidade aos usuários”, comentou o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ivan Carlos Agnoletto.

A pista oficial possui 570 metros e o circuito total tem 1.200 metros. De segunda a sexta-feira, das 7 às 9 horas e das 17 às 20 horas e nos sábados das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas haverá profissionais de educação física para acompanhar e orientar a prática de atividades físicas.

A coordenadora do Núcleo de Academias, Rosana Urack, frisou que aproveitar espaços ao ar livre para a prática de atividades físicas é uma opção saudável e agradável. Porém, ela reforçou a importância do acompanhamento por um profissional de educação física devidamente credenciado junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF). “É esse profissional que é responsável por cuidar da saúde física do indivíduo, evitando lesões e proporcionando um melhor desempenho no exercício escolhido”.

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, enfatizou a importância de disponibilizar espaços públicos para atividades de lazer e prática de exercícios. “Lugares como parques e praças estão sendo cada vez mais solicitados pela população e são importantes para a melhoria da qualidade de vida”.

Durante a tarde de sábado, profissionais do Núcleo desenvolveram caminhada orientada, circuito funcional de atividades (corridas, saltos, corda, exercícios com peso e força e agilidade), avaliação física (IMC, relação cintura, quadril, peso, pressão arterial e frequência cardíaca). Também ocorreu plantio de árvores em comemoração ao Dia da Árvore.

O Complexo Esportivo Verdão oferece opções para a prática de várias modalidades esportivas: pistas para caminhada e para ciclismo, espaço para passeio a cavalo, vôlei de areia, basquete, futebol, futsal, skate, handebol e rugby.

VERCÃO

Também foi inaugurado, no fim de semana, o Vercão. O espaço é destinado para cães, com objetivo de fomentar a prática e hábitos saudáveis dos animais de estimação, promovendo o seu bem-estar e interação entre os cachorros e seus donos. O casal Talita Fachinello e Ernesto Albrecht de Paial, Santa Catarina, aproveitaram o sábado com amigos e visitaram o Complexo Esportivo Verdão. Eles levaram a cachorrinha de estimação para aproveitar o Vercão – Espaço de Lazer para cachorros desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e localizado no Verdão. Para eles a iniciativa do Vercão é ótima, pois tem diversos espaços de lazer que não permitem a entrada de animais. Para eles, a interação com outros animais e pessoas é importante para os animais. “Nós moramos em casa e tem espaço para a nossa cachorrinha brincar, mas tem muitos animais que não tem isso. É legal também pela interação com outras pessoas e animais” comentou o casal.

O Vercão tem uma área de cerca de 500 metros quadrados, isolada do restante do Verdão por alambrado. Contém lixeira para despejo de material e dejetos orgânicos, bebedouro de água, bancos, rampas, tubos, estacas, suspensão de pulo e pneus. O local é exclusivo para cachorros dóceis que saibam conviver com outros animais. Não é permitida entrada de cadelas no cio ou com doença infectocontagiosas e cães que oferecem risco devem usar focinheiras.