Background

Notícias

Crianças aprendem as formas geométricas

Compartilhar

Aprender as formas geométricas e as cores brincando. Foi assim que a turma do maternal do Centro de Educação Infantil Municipal Oracílio Costella explorou, durante o projeto “Conhecendo e Brincando com as Formas Geométricas” a oportunidade de conhecer diferentes situações criando novas formas de movimentar-se ampliando a capacidade experimentar diferentes posturas corporais ampliando a consciência corporal aliado às cores e figuras geométricas.

Uma das brincadeiras oferecidas foi um tapete de formas e cores, no qual cada criança de acordo com seu conhecimento experimentou o que conseguia fazer. A atividade consiste em individualmente, as crianças seguem pelo tapete ouvindo as orientações da professora que indica onde devem colocar o pé direito, o pé esquerdo, a mão direita e a esquerda, no entanto, alguns ainda estão na fase de cores e andar apenas, mas a diversão é garantida.

Para a professora Suzana Aparecida da Luz, trabalhar as formas geométricas com brincadeiras e atividade práticas em sala de aula traz muitos benefícios porque eles estão inseridos em um ambiente cercado por formas, as mesas, as cadeiras, quadro, porta. “A ideia do tapete das formas geométricas deu certo, eles adoraram brincar e mesmo que não percebam, estão aprendendo enquanto brincam”, explicou. A aluna Alice, de 04 anos, disse eu conheceu as formas e as cores com a professora. “No tapete a gente precisa pisar e colocar as mãos na cor e na forma que a professora diz. É bem legal porque a gente se retorce para conseguir”, comentou.

De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, proporcionar às crianças a visualização, exploração, contato e manuseio das mais variadas figuras e formas coloridas é muito importante. “Nesta fase, as crianças estão conhecendo o mundo, ampliando vocabulário e isso se dá basicamente por meio da interação com outras crianças e com os adultos”, finalizou.