Aprender as formas geométricas e as cores brincando. Foi assim que a turma do maternal do Centro de Educação Infantil Municipal Oracílio Costella explorou, durante o projeto Conhecendo e Brincando com as Formas Geométricas a oportunidade de conhecer diferentes situações criando novas formas de movimentar-se ampliando a capacidade experimentar diferentes posturas corporais ampliando a consciência corporal aliado às cores e figuras geométricas.
Uma das brincadeiras oferecidas foi um tapete de formas e cores, no qual cada criança de acordo com seu conhecimento experimentou o que conseguia fazer. A atividade consiste em individualmente, as crianças seguem pelo tapete ouvindo as orientações da professora que indica onde devem colocar o pé direito, o pé esquerdo, a mão direita e a esquerda, no entanto, alguns ainda estão na fase de cores e andar apenas, mas a diversão é garantida.
Para a professora Suzana Aparecida da Luz, trabalhar as formas geométricas com brincadeiras e atividade práticas em sala de aula traz muitos benefícios porque eles estão inseridos em um ambiente cercado por formas, as mesas, as cadeiras, quadro, porta. A ideia do tapete das formas geométricas deu certo, eles adoraram brincar e mesmo que não percebam, estão aprendendo enquanto brincam, explicou. A aluna Alice, de 04 anos, disse eu conheceu as formas e as cores com a professora. No tapete a gente precisa pisar e colocar as mãos na cor e na forma que a professora diz. É bem legal porque a gente se retorce para conseguir, comentou.
De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, proporcionar às crianças a visualização, exploração, contato e manuseio das mais variadas figuras e formas coloridas é muito importante. Nesta fase, as crianças estão conhecendo o mundo, ampliando vocabulário e isso se dá basicamente por meio da interação com outras crianças e com os adultos, finalizou.